TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de um sistema de gestão ambiental

Por:   •  3/5/2015  •  Dissertação  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Implantação de um sistema de gestão ambiental

Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo principal a implantação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa do ramo automobilístico (Auto Center), visando diminuir os impactos ambientais caudados pela mesma.

A empresa

Para tal trabalho fora escolhida a empresa Top Car Auto Center, atuante no setor desde o ano de 2002 na cidade de Cuiabá, que conta com uma equipe de 26 funcionários. A busca pelo aumento da qualidade de seus serviços e também pela adequação a legislação ambiental fez com que a empresa procurasse implantar um sistema de gestão ambiental.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

O Sistema de Gestão Ambiental é a forma pela qual a empresa se mobiliza na conquista da qualidade ambiental desejada. Para atingir a meta, ao menor custo, de forma permanente, o SGA é a ferramenta indicada, pois constitui estratégia para que o empresário, em processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente, de forma integrada à situação de conquista de mercado e da lucratividade.

O sistema de Gestão Ambiental (SGA) faz com que a empresa conquiste o nível de desempenho ambiental por ela determinado, e promova sua melhoria contínua ao longo do tempo. Ele visa a eliminação ou redução dos impactos ao meio ambiente através de ações preventivas, e isto consiste essencialmente no planejamento de suas atividades.

Aspectos e Impactos Ambientais

A identificação dos aspectos e impactos ambientais é de fundamental para o conhecimento real do desempenho ambiental de uma organização e sua consequente avaliação

De acordo com a NBR ISSO 14001 (2004), o impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização, e o aspecto ambiental é um elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente.

Identificação dos impactos ambientais

Após a realização de um estudo, ficaram constatados os principais impactos ambientais causados pela empresa.

• Desperdício de eletricidade;

• Desperdício de agua;

• Contaminação da agua;

• Contaminação do solo.

Com base no mesmo foram criadas uma série de medidas com intuito de amenizar tais impactos:

a. Organização do sistema de coleta de resíduos, separando-os de acordo com sua matéria, facilitando assim no processo de reciclagem.

b. Contratação de uma empresa especializada para efetuar o recolhimento e descarte de resíduos tóxicos, tais como: óleo lubrificante, filtros, baterias e etc.

c. Construção de um separador de óleo, para que os resíduos gerados no processo de lavagem de peças não sejam descartados diretamente no sistema de esgoto;

d. Realizar a substituição de alguns equipamentos defasados, por equipamentos mais modernos e eficientes, buscando uma redução no consumo de energia;

e. Realização de auditorias com o objetivo de conscientizar e treinar os funcionários, adequando-os ao sistema de gestão ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com