TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Currículo E Das Relações Interpessoais Na Infancia

Pesquisas Acadêmicas: Importância Do Currículo E Das Relações Interpessoais Na Infancia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

Importância do currículo e das relações interpessoais na infância

É possível encontrar inúmeras definições de currículo, pois elas têm variado no tempo e no espaço. Algumas definições tendem a enfatizar o conjunto de experiências adquiridas pelo aluno na escola. Outras recaem nos conteúdos e disciplinas a serem trabalhados com os estudantes com vistas a determinados objetivos. O que o currículo é, depende da forma como ele é definido pelos autores e pelas teorias que dele se ocupam. A abordagem do currículo precisa, portanto, ser feita de uma perspectiva histórica. Em sua origem etimológica, a palavra currículo quer dizer um caminho a ser percorrido, um percurso. Quando se trata de um currículo escolar, é em um percurso de formação escolar que estamos pensando.

Froebel institui no final do século XIX o jardim de infância usando um modelo europeu criado e elaborado por ele. Nesse modelo ele acredita no aprendizado infantil através da imitação, nessa imitação segundo ele, a crianças começa a ter certas atitudes ou atividades feitas pelos adultos e ele começaria, portanto a trabalhar a partir dali. Essa forma de aprendizado foi definida como método intuitivo.

Piaget parte do principio de que a criança construiria o seu próprio conhecimento a partir de referenciais ou do que é exposto para a criança, ela em determinada fases da sua vida, tomaria noção do que lhe era apresentado e construiria o seu próprio conhecimento.

Em minha opinião o currículo na educação infantil e de estrema importância para organizar a forma de ensinar para que a criança tenha um melhor desempenho em seu aprendizado, o educador deverá perceber quais os pontos fortes e fracos de cada criança e estimula-la a exercitar esses pontos fortes e auxiliá-la nos pontos fracos.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »