TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

SIM, um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo.Mesmo ainda antes de nascer o bebê já é capaz de movimentar-se em sua vida uterina. A partir dos cinco meses de gravidez,  os bebês já são capazes de ouvir os sons do corpo da mãe e a sua voz.

Ao nascer o bebê passa a mãozinha nos olhos, na cabeça e progressivamente vai adquirindo outros movimentos. Portanto, quanto mais a criança ouve e vê, mais deseja ver e ouvir, pois as informações enviadas ao cérebro geram conexões novas que as permitem ficarem sempre ativas. Entretanto, o bebê necessita de constantes estimulações para que esse desenvolvimento ocorra de forma natural e saudável através de percepções do seu cérebro. 

O estimulo que o bebê recebe constitui a base de seu desenvolvimento futuro. Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa.

Enfim, nos primeiros doze meses de vida, o desenvolvimento do bebê acontece numa velocidade impressionante, de um pequeno ser que mal consegue se virar no berço ao nascer a uma quase caminhante quando completa um ano. Entre uma fase e outra, ele aprenderá a sustentar a cabeça, se sentar, se arrastar pelo chão, engatinhar, ficar de pé, para então andar, cada conquista é um marco importante em seu crescimento.

Assim sendo, é necessário conhecer e motivar o potencial de cada criança, lhes apresentando objetos e atividades adequadas que fortaleçam sua autoestima, iniciativa e aprendizagem. Uma criança bem estimulada aproveitara sua capacidade de aprendizagem e de adaptação em seu meio de forma mais simples, rápida e intensa.

Minha filha já se movia dentro de mim, parecia compreender quando falava com ela, eram momentos de magia. Nos primeiros dias se movia e também se comunicava através dos choros e dos outros sons que emitia, quando se passaram alguns dias já agarrava e colocava sobre o rostinho um brinquedo, e aos poucos começou a se virar no berço. O aprendizado e a afetividade aconteciam de forma natural e a cada momento, ela aprendia diferentes tipos de afetos. 

Desde o nascimento, a criança observa a reação das pessoas que estão envolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais maiores será o enriquecimento e também o desenvolvimento da sua inteligência. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com