TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância

Podemos encontrar diversas formas de interpretar a palavra currículo – do latim curriculum – sua definição relaciona-se com o significado de correria, percurso, curso, ato de correr. A abrangência do seu significado também está ligada com a forma que será realizado, o local executado e as ocorrências no curso e no percurso efetuado. “Tradicionalmente currículo significa uma relação de matérias e disciplinas, com um corpo de conhecimentos organizados sequencialmente em termos lógicos.” (Piletti, 1991, p.51)

Muitas definições enfatizam o currículo como o montante de conhecimento adquirido pelo aluno na escola. Outras abrangem os conteúdos e disciplinas trabalhadas com os alunos visando alcançar determinados objetivos.

Segundo Moreira (1999) currículo na educação define-se como experiências e conteúdo de aprendizagem.

O currículo não deve ser definido no momento inicial das atividades do educador, pois não é formado apenas por metas e conteúdo da disciplina ensinada, deve estar em constante modificação e desenvolvimento, reunindo experiências e valores dos alunos adquiridos através

do convívio. O docente deve modificar o currículo de acordo com os interesses da instituição de ensino, da sociedade e principalmente de acordo com as necessidades das crianças.

Deve favorecer a construção do conhecimento, identificando as necessidades das crianças para desenvolver a aprendizagem, respeitando sua individualidade.

Em relação a interação educador-criança, o educador necessita criar um laço de afetividade e confiança com a criança, proporcionando um ambiente com condições para que a criança se sinta segura para refletir e questionar o que o educador está ensinando para ela. Através

dessa relação de segurança, a criança desenvolve sua parte intelectual e a capacidade para tomar decisões, tendo o educador importante papel nesse desenvolvimento.

Sobre a interação criança-criança, neste processo a criança começa o desenvolvimento de entender e compreender o outro, através de jogos e brincadeiras, aprende a respeitar o próximo, a dividir, aceitar, perder, esperar uma próxima oportunidade. Este tipo de aprendizagem

possibilita a criança compartilhar com outra criança suas dúvidas, descobertas, o desenvolvimento do sentido de pertencer a um determinado grupo.

As relações interpessoais são importantes no crescimento e desenvolvimento da criança, assim como o bom relacionamento entre a escola, o professor e a família favorecem para que a criança sinta-se pertencente a esses grupos, sempre respeitando-se a relação com que a criança se insere nesses grupos, elaborando-se assim um rico trabalho pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com