TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo e as Relações Interpessoais na Infância

Por:   •  15/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Currículo e as Relações Interpessoais na Infância

Certamente muitas pessoas já ouviram falar sobre currículo, seja no ambiente educacional quando mencionam sobre Grades Curriculares ou seja no mercado de trabalho, quando estão à procura de emprego. Mas qual a definição de currículo e a sua importância? As relações interpessoais assim como o currículo, estão presentes no meio acadêmico, mas o que exatamente podemos entender como relações interpessoais na infância?

Sobre a origem do termo “currículo”, Pacheco (2005) afirma que ele é proveniente do latim currere, que quer dizer: caminho, jornada, percurso a seguir. Desse modo podemos perceber que a palavra currículo pode ser entendida como uma caminho constante em busca de algo.

Para Gallo (2004, p.38), ele afirma que currículo é “conjunto de conteúdos previstos para serem ensinados, organizados/estruturados segundo uma lógica determinada”. Analisando o ponto de vista desse autor, temos uma visão muito restrita a este assunto, visando a complexidade e as várias definições que essa palavra engloba.

Um currículo bem elaborado em termos gerais é de suma importância, pois eleva as chances na busca ao mercado de trabalho. Um currículo claro e objetivo são decisivos na seleção por profissionais numa empresa. No meio acadêmico, a formação do currículo deve ser feita pelos os membros da escola e de acordo com a realidade no qual os alunos estão inseridos e deve ser embasada através do PPP (Projeto Político Pedagógico).

A relação interpessoal é uma inteligência emocional de grande destaque no ser humano, pois a mesma é responsável pela a forma como o indivíduo lida com determinadas situações como o meio social, a escola, trabalho e a sua família. A escola por ser um espaço social no qual se encontram várias pessoas de diferentes etnias, modos de pensar diferenciados, é um excelente lugar para se trabalhar as diferenças com as crianças e demonstrar que devemos respeitar a todos independentemente de cor, raça ou credo.

Segundo Rocha (2010), “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”. Assim, trabalhos em grupos na sala de aula, são uma excelente opção para se trabalhar as relações interpessoais na infância de cada criança, pois mostram que o valor de cada um está na diferença e que as mesmas devem ser respeitadas.

Portanto, o envolvimento por parte da escola e da família são necessárias para que não somente o currículo, mas também as relações interpessoais sejam feitas da melhor forma possível, de modo que os beneficiados sejam os seus docentes.

Referências Bibliográficas

FEITOSA, Alves Raphael; DIAS, Iorio Ana Maria. Ensino, Currículo(s) e Formação Docente. 1ª Ed. Jundiaí. Paco Editorial.2015

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/trabalhando-as-relacoes-interpessoais.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com