TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do currículo e das relações interpessoais na infância

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: A importância do currículo e das relações interpessoais na infância

O currículo é a ideia de um plano educacional, que pode ser fixo, porém deve ser flexível e continuo. Ele direciona para as atividades que serão desenvolvidas e o objetivo proposto para a educação, tem como principal finalidade a aprendizagem e o desenvolvimento integral de cada aluno.

Segundo Moreira & Silva o significado da palavra currículo pode ser definida como:

[...] pode-se dizer que este pode ser definido como o percurso que leva à aquisição de conhecimentos que possam fazer do indivíduo submetido a ele um profissional que domina sua área e está apto a exercer funções na mesma (MOREIRA & SILVA, 2000).

Com isso, compreendemos que o currículo nada mais é que o caminho a ser trilhado na uma educação, contendo o que a criança deve aprender, como deve aprender e como o professor deve ensinar.

Mas não é somente a grade escolar com conteúdos, metas e atividades que compõe o currículo, podemos dizer que é um conjunto que reúne também as experiências do aluno com valores que são construídos através do convívio social.

O currículo não pode estagnar-se, ele deve estar sempre em construção, também deve acompanhar as mudanças e as necessidades de cada aluno e da escola.

Na minha opinião o currículo é muito importante, pois com ele podemos organizar a forma de ensinar, assim o aluno terá um melhor desempenho em seu aprendizado.

Com relação ao relacionamento interpessoal, é muito importante acompanhar o aluno em suas fases de desenvolvimento, como um ser social.

Devemos sempre buscar informações sobre sua cultura e o meio em que vivem, com isso, conhecer suas deficiências e dificuldades. Respeitar individualmente suas opiniões pois essas variam de acordo com cada cultura, mas também trabalhando para a conscientização do que esse aluno vai precisar para conviver e se relacionar com os indivíduos de outras comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com