TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do curriculo e das relações interpessoais na infância

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

A definição de currículo está relacionada ao significado de percurso, carreira, curso, ato de correr, juntamente como a forma que será realizado e o local que será desenvolvido este percurso.

Na Educação Intantil, podemos dizer que currículo representa o caminho a ser seguido pelo aluno ao longo de sua vida escolar, relacionando conteúdos adequados e atividades realizadas sob a sistematização da escola. O currículo escolar tem ação direta e indireta na formação e desenvolvimento do aluno , tendo grande importância no processo de ensino  e aprendizagem sendo um elemento fundamental para o  projeto pedagógico .

 A escola e o professor precisam proporcionar á criança o bem estar físico, afetivo social e intelectual, por meio de atividades lúdicas que criam oportunidades de desenvolvimento. Essas atividades contribuem para sua integração entre família-escola-comunidade.

Existem mutos  autores que expressam suas opiniões e ideias para definir o currículo na educação, porém ao meu ver todos levam a um único objetivo: O aprendizado, ou seja, o que a criança deve aprender, como deve aprender, como ensinar, como saber que eles aprendem , e que ajustes precisam ser feitos.

O currículo se torna importante na instituição de ensino, pois está claro que no cotidiano escolar permite expressões, atitudes e valores, que fazem parte da vida do aluno. Nós Educadores precisamos ter uma postura decisiva, pois isto irá interferir na construção do conhecimento desse aluno tanto positivamente como negativamente formando então uma identidade no aluno.

As relações  interpessoais  na Educação Infantil, permitem aos alunos uma forma de reagir as situações fazendo com que eles desenvolvam na vida social e escolar, valores afetivos e morais, que transmitam respeito tanto a si como ao próximo, independente de ideias, costumes, sentimentos e preferencias. As relações afetivas se tornam importantes para o desenvolvimento e o  crescimento da criança, o afeto é indispensável na hora de ensinar.Cada relação estabelecida com a criança traz um ponto importante para o desenvolvimento e para o aprendizado do aluno e do professor permitindo um conhecer ao outro e desenvolver relações afetivas, permitindo dessa forma o aluno dividir com o Professor questões como dúvidas medos e a partir de então construir desta relação uma base segura de aprendizado.

Não podemos esquecer que antes desse contato escolar o aluno recebe do seu convívio familiar e social conhecimentos que não podem ser desprezados pelo professor, e sim, aproveitado e trabalhado para melhor desenvolvimento social familiar e escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (948.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com