TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos Testes de Diagnósticos

Por:   •  18/11/2019  •  Ensaio  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Os sinais e sintomas que um paciente pode apresentar podem ser normais, isto é, algo comum, frequente, representando bom estado de saúde. Ou então, anormais que correspondem a um ocorrente em baixa frequência, comumente associado a alguma patologia. Porém, nem sempre há exatidão do que é normal e o que é anormal, então, para estabelecer a confirmação da presença ou ausência da doença, é realizado um rastreamento ou testes diagnósticos. Esses testes são importantes para a confirmação da presença de uma doença em um paciente, pois com eles será possível estabelecer um diagnóstico definitivo, com maior nível de certeza e confiabilidade no resultado.

  1. Estabelecer um diagnóstico é um processo imperfeito e mesmo os testes diagnósticos, importantes para estabelecer um diagnóstico definitivo com maior confiança, eles nem sempre são precisos, sendo assim, podendo fazer classificações incorretas. Por conseguinte, ao receber um resultado, é necessário avaliar se o paciente está realmente doente ou não, levando em consideração as probabilidades.

Uma das formas de se avaliar é calculando a probabilidade do paciente estar realmente com a doença quando o resultado do teste é positivo, chamado de Valor Preditivo Positivo (verdadeiros positivos + falso positivo). Ou então, calculando a probabilidade do paciente não estar doente quando o resultado do teste e negativo, chamado de Valor Preditivo Negativo (verdadeiros negativos + falso negativo), ambos sendo influenciados pela sensibilidade e especificidade e a prevalência da doença na população do paciente, para que assim, a acurácia dos testes seja avaliada para estabelecer um diagnóstico definitivo com maior nível de certeza e confiabilidade no resultado.

c) O profissional da área da saúde é responsável por promover saúde e bem estar físico e emocional de seus pacientes. Sendo assim, é de fundamental importância que ele se atualize e compreenda sobre os assuntos da sua área.

Levando em consideração a reportagem citada, pode-se perceber a insipiência de alguns  profissionais ao se tratar sobre os testes diagnósticos. Deste modo, algumas medidas voltadas a eles são necessárias para reforçar sobre a importância dos testes diagnósticos como:

Treinamento sobre a segurança, manuseio e a relevância ao realizar os testes diagnósticos;

Cursos padronizados para interpretação dos resultados;

Capacitação por meio de palestras sobre as enfermidades e

Que o próprio profissional busque a educação permanente;

Para que assim, o profissional de saúde esteja apto para possíveis situações do seu meio de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (291.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com