TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida em Sociedade no Conjunto Macapaba - O Modo de Viver de Crianças e Adolescentes

Por:   •  14/6/2016  •  Artigo  •  5.272 Palavras (22 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SANTANA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CAIO CÉSAR

EDUARDO MONTEIRO

JOEL ALMEIDA

THAYANA REIS

WELITON BARBOSA

A VIDA EM SOCIEDADE NO CONJUNTO MACAPABA: O MODO DE VIVER DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

SANTANA- AP

2016

CAIO CÉSAR

EDUARDO MONTEIRO

JOEL ALMEIDA

THAYANA REIS

WELITON BARBOSA

A VIDA EM SOCIEDADE NO CONJUNTO MACAPABA: O MODO DE VIVER DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 [pic 2]

[pic 3]

SANTANA- AP

2016

RESUMO

Em sua concepção o Conjunto Habitacional Cidade Macapaba foi proposto para atender a demanda demográfica populacional que vivia em situação de vulnerabilidade social, muitas vezes extrema.

Entender o dinamismo de como conjuntos habitacionais se enquadram no cotidiano da população, sobretudo na vida dos jovens e adolescentes, é de suma importância para a compreensão do espaço da cidade. Estes locais são responsáveis por transformar a maneira de viver das pessoas, bem como mudar o espaço em que se vivencia.

Fazer parte da vida e do cotidiano de uma comunidade é uma grande maneira de aprender a perceber e se sensibilizar com os contrastes e perspectivas que a vida em sociedade nos é capaz de mostrar. Aprender com a população seu modo de pensar e agir traz uma ampla visão do que a cidade representa para a sociedade que vive nela.

A vida no Macapaba ainda é precária pois as condições de habitabilidade que o Conjunto oferece não atendem as exigências que uma vida em sociedade realmente necessita.

O entendimento sobre a vida de jovens e adolescentes residentes no Conjunto Macapaba, bem como dos demais moradores do Conjunto, nos mostra o quanto ainda precisa ser melhorado o problema do défice habitacional no Brasil. Sobretudo é preciso adotar uma nova maneira de repensar a qualidade de vida que as pessoas que terão suas vidas transformadas ao passarem por essa readequação ao lugar de morar precisarão.

Se faz muito necessário uma maior sensibilidade para com as pessoas que por ventura vierem a habitar locais como o Conjunto Macapaba. A mudança da vida dessas pessoas deve começar desde a hora em que se pensa no que projetar para tal local.

Palavras-Chave: Macapaba, Conjunto, Projeto Social.


INTRODUÇÃO

A problemática do Macapaba é um excelente campo de estudo para entender as relações que o local de morar e o indivíduo tem. Os resultados que se pode obter analisando a maneira de morar do povo que vive no Conjunto é muito relevante para se pensar em novas e corretas maneiras de planejar a cidade.

Empreendimentos imobiliários do porte que tem o Conjunto Macapaba, se não pensados de maneira séria e correta, não é de se espantar que apresentem problemas tão logo venham a ser habitados. A vida em sociedade exige muito do ser que a habita.


A População do Macapaba

De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, o programa Minha Casa, Minha Vida, foi criado em 2009, com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias de baixa renda.

O programa, ligado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, é dirigido a famílias com renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00 e incentiva a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais.

O processo de escolha das famílias deve ser transparente, sendo obrigatória a publicação dos critérios de seleção nos meios de comunicação do Município, como internet, televisão, jornais e diário oficial. Para participar do Programa, o município precisa estar previamente habilitado pelo Ministério das Cidades e a proposta deve ser selecionada, após a análise e aprovação dos projetos pela caixa Econômica.

No estado do Amapá foi construído um dos maiores conjuntos residenciais do país, o Conjunto Habitacional Cidade Macapaba, impressiona não somente pelo tamanho, mas também pelo número de pessoas beneficiadas e que moram no conjunto; Segundo dados da Caixa somente na primeira etapa cerca de 11 mil pessoas foram beneficiadas com 1984 apartamentos e 164 casas, população superior a de vários municípios do Estado.

De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as populações de Cutias com 4.696, de Serra do Navio com 4.380, de Pracuúba com 3.793, de Itaubal com 4.265 e de Ferreira Gomes com 5.802 habitantes não chegam sequer a metade da primeira etapa do Macapaba. Já as populações dos Municípios de Amapá com 8.069, de Calçoene com 9.000 e de Pedra Branca com 10.772 habitantes, aproximam-se, porém não superam.

Assim que o conjunto for concluído, o governo fará a entrega de mais 2.148 apartamentos e 164 casas, ou seja, mais 2.312 famílias beneficiadas, duplicando a população do conjunto de 11 mil contemplados na primeira etapa para mais de 20 mil moradores.

Depois de pronto o Macapaba terá uma população maior que 13 dos 16 municípios, inferior apenas ao número de moradores de Macapá, Santana e Laranjal do Jarí. Trata-se do maior investimento já realizado em habitação no Estado, um investimento que chega a R$ 264 milhões, mudando significativamente a vida de milhares de pessoas que moram em áreas de ressacas ou pagam alugueis em Macapá.

Segundo o Governo do Estado até o final de 2014, mais de 10.200 novas unidades habitacionais foram construídas somente em Macapá, onde o déficit habitacional era de 25 mil moradias, segundo o último Censo de 2010 do IBGE. Desse total, 13.800 domicílios estão em condições de risco ou não apresentam condições dignas de moradia.

Além do Macapaba o Governo Estadual constrói em parceria com o Governo Federal mais dois conjuntos nos bairros Aturiá e Congós, onde estão sendo erguidas, no total, 909 unidades habitacionais, as quais deverão abrigar mais de 3.800 pessoas que hoje vivem em áreas precárias, sem saneamento básico e as mínimas condições de moradia.

A Infraestrutura do Conjunto

As casas têm área privativa de 39,68m² e os apartamentos 44,50m², todos divididos em dois quartos, circulação, sala, cozinha, banheiro com água aquecida por energia solar e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Localizado no km 3,9 da BR 156, o Conjunto Macapaba tem centros comunitários, praças, parques infantis e quadras de esportes. A infraestrutura é composta por rede de esgoto tratado, drenagem pluvial, pavimentação, iluminação pública, rede elétrica e rede de distribuição de água potável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com