TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imposto De Renda Sobre Pessoa física E Jurídica

Casos: Imposto De Renda Sobre Pessoa física E Jurídica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDESC

ADMINISTRAÇÃO

JÉSSICA JULIE ROQUE DA SILVA

POLÍTICAS ECONÔMICAS

Luziânia, 22 de abril de 2014

RESUMO

Políticas econômicas são ações tomadas pelo governo que buscam atingir objetivos macroeconômicos, utilizando instrumentos econômicos. As políticas econômicas têm como objetivo afetar a economia como um todo.

Palavras-chave: Políticas econômicas, instrumentos, macroeconômicos.

ABSTRACT

Economic policies are actions taken by the government seeking to achieve macroeconomic objectives, using economic instruments. Economic policies aim to affect the economy as a whole.

Keywords: Economic policies, instruments, macroeconomic.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

CAPITULO I 4

REFERENCIAL TEÓRICO 4

1.1 Introdução 4

1.2 Referencial Teórico 4

1.2.1 Subseções 4

1.3 Figuras 4

1.4 Tabelas 4

CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS 4

2.1 Introdução 4

2.2 Conclusões 4

2.3 Trabalhos Futuros 4

INTRODUÇÃO

Denomina-se política econômica o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Essas medidas obedecem também a critérios de ordem política e social - à medida que determinam, por exemplo, quais segmentos da sociedade se beneficiarão com as diretrizes econômicas implementadas pelo Estado.

É de responsabilidade do governo zelar pelos interesses e bem-estar da comunidade. Para esta finalidade, como um agente econômico de peso, o setor público procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcanças fins positivos para a população.

Organização do Trabalho

O trabalho está dividido em cinco capítulos/partes, descritos resumidamente a seguir:

No capítulo I, são apresentados os conceitos e definições de políticas econômicas, no capítulo II, são apresentados os conceitos e definições de política monetária, no capítulo III, são apresentados os conceitos e definições de política fiscal, no capítulo IV, são apresentados os conceitos e definições de política cambial, no capítulo V, são apresentados os conceitos e definições de política comercial.

CAPITULO I

POLÍTICAS ECONÔMICAS

Introdução

A principal função do poder público no Brasil é zelar pelo bem comum. Contudo, para realizar essa função, o governo, enquanto agente econômico do sistema, precisa intervir sobre determinadas variáveis no intuito de prover condições favoráveis à população. Nesse contexto, a política econômica brasileira é formada pelas ações do governo que buscam atingir esses objetivos através de instrumentos econômicos, divididos entre as políticas monetária, fiscal, cambial e comercial.

Os governos federal, estaduais e municipais atuam em conjunto para a consolidação das políticas econômicas adotadas no país. A política monetária controla a quantidade de moeda em circulação no país, a política cambial regulamenta as operações de exportação e importação e a política fiscal determina as fontes de arrecadação e os gastos públicos brasileiros.

Política econômica

Política econômica é constituída pelo conjunto de intervenções dos poderes públicos na economia, caracterizadas por uma escala de prioridades dos objetivos a alcançar e pela seleção dos instrumentos coerentes para os atingir. Permite beneficiar do conhecimento teórico para influenciar a realidade económica e, sobre muitos aspectos, o próprio desenvolvimento da sociedade e sobretudo sobre as forças produtivas.

A política econômica pode caracterizar-se por uma perspectiva de curto prazo e denomina-se então por política conjuntural ou caracterizar-se por efeitos que se fazem sentir a médio ou longo prazo através duma política estrutural. De resto, há necessidade de articular a política conjuntural com a política estrutural sempre que haja uma relação entre ambas.

A política econômica desempenha uma função normativa no tocante à situação econômica. O carácter, a orientação social e a extensão da influência que a política econômica exerce são na sua totalidade determinadas pelo regime político-social e pelas leis objetivas do seu desenvolvimento. Tais objetivos podem resumir-se a partir das três funções do Estado: a função de atribuição, com o fim de criar condições favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento econômicos; a função de redistribuição, a incidir sobre a repartição dos rendimentos, justificada por um interesse que deveria ser coletivo; a função de estabilização que tem a ver com a regulação conjuntural da atividade econômica. Por vezes, os objetivos pretendidos são contraditórios, estão sujeitos a restrições que impedem de os levar à prática ou dependem de condições históricas favoráveis à sua concretização.

Um dos aspectos fundamentais na metodologia da política econômica consiste em que não é apenas a ciência econômica que contribui para a sua aplicação de acordo com os objetivos a atingir. É indispensável um conhecimento das realidades econômicas, culturais e sociais do espaço sobre o qual vão incidir as ações a levar à prática, sem o que a política seguida pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com