TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria Pira

Exames: Industria Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA

DESAFIO PROFISSIONAL: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

TABOÃO DA SERRA

2014

CLAUDIA SANTANA – RA 8520894108

DEIVYDSOW DOS SANTOS DA SILVA – RA 3198226651

ELISABETH FIGUEREDO DE ALMEIDA – RA 8374835346

LUCIANA APARECIDA CAMARGO SALERNO – RA 1299954617

NATALY FRANCIS ESTUDILLO – RA 8529888954

DESAFIO PROFISSIONAL: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Desafio profissional apresentado ao CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP, como requisito para avaliação das disciplinas de ECONOMIA e TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO para a obtenção e atribuição de nota da atividade avaliativa.

TUTORA EAD: ARIANA OLIVEIRA MATOS DE ARAUJO

TABOAO DA SERRA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................2

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................3

2.1 PASSO 1 ...............................................................................................................4

2.2 PASSO 2 ...............................................................................................................5

2.3 PASSO 3 ...............................................................................................................6

2.4 PASSO 4 ...............................................................................................................7

3 ORGANOGRAMA ....................................................................................................7

4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

5 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A Empresa de Bebidas Pira passará por uma mudança em seu modelo de gestão e buscará soluções para o novo cenário que se encontra a sua frente. Localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso, presidente atual.

O Dr. João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático e competente, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo em 1956 vindo do Nordeste ainda adolescente, e com 14 anos começou a trabalhar como vendedor de fumo e bebida no Mercado Público Municipal de São Paulo. Em 1965 já estava casado e com dois filhos, adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque em processo artesanal. Em pouco tempo, a produção e o manuseio artesanal das bebidas foram substituídos por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebidas Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.

A empresa enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João decidiu em assembleia com 138 funcionários sua aposentadoria e que iria passar a gestão para um de seus dois filhos, Paulo e Iran.

Com esta notícia todos temem que a falta de qualificação de Paulo e Iran reflitam no desempenho da empresa; pois até o momento os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, mas sempre monitorada e aconselhado por o Dr. João.

Diante dos fatos, nossa empresa de consultoria foi contratada para traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

Para darmos início as avaliações elaboramos uma tabela onde identificamos as deficiências das competências e habilidades dos filhos do Doutor João.

2 DESENVOLVIMENTO

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista.

Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. O planejamento de sucessão se torna um processo de prevenção que tem que ser aplicado nas empresas familiares. Planejar quem irá comandar a empresa não é apenas definir quem será o novo CEO ou presidente, mas deve ser focado na visão empresarial, onde as pessoas envolvidas possuem diferentes habilidade e competências que será necessária no cargo. Vamos traçar e mensurar o perfil e comportamento dos filhos, verificar e analisar o comportamento dos futuros gestores avaliando a necessidade motivadora, onde será possível perceber e identificar as melhorias para os pontos deficitários e necessários, como também maximizar o uso de suas experiências e virtudes para esse novo desafio do mundo empresarial.

Qualquer erro nesse processo costuma cobrar um alto preço e a probabilidade de que isso aconteça é colossal; pois de cada 100 empresas familiares apenas 35 sobrevivem à transição da primeira para a segunda geração e não mais que 5 chegam à terceira geração. O nosso intuito através deste planejamento é realizar um trabalho para a empresa Bebidas Pira extraindo dos seus gestores Paulo e Iran habilidades e competências existentes ou não.

Pois onde há herdeiros competentes, a empresa familiar poderá alcançar patamares tão altos quanto as outras empresas ou até maiores.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com