TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria Pira

Artigos Científicos: Industria Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

Desafio Profissional

O escritório de consultoria empresarial procurou traçar o perfil da empresa e dos futuros sucessores do Dr. João para a Indústria de Bebidas Pira. Apresentando competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran. Na busca de implementar mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

A indústria de bebidas Pira passa por uma crise de gestão, pois o Dr. João decidiu anunciar em assembleia que pretende se aposentar e transferir para seus filhos Paulo e Iran as responsabilidades da gestão da indústria. Durante a consultoria realizada na Indústria de bebidas Pira procurou-se traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Os dados analisados são de extrema importância para se obter sucesso na nova gestão.

A tabela 1 mostra as competências e habilidades inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Foram constatadas que os dois possuem habilidades para se tornarem gestores da empresa,

tabela 1

Competências e habilidades do Gestor

legenda: (x) competência e habilidade identificada; (-) deficiência de competência e habilidade

PAULO IRAN

X X 1. Relacionamento interpessoal

X X 2. Gestão de pessoas

X - 3. Foco nos resultados

X - 4. Proatividade

X - 5. Liderança

- X 6. Criatividade

X - 7. Boa comunicação

- X 8. Flexibilidade

X - 9. Capacidade de negociação

X X 10. Visão estratégica

X X 11. Comprometimento com a empresa

tabela 2

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iram

1. Autocontrole emocional - X Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas

2. Capacidade de transferir conhecimentos X - Paulo tem dificuldade em repassar informações claras e precisas para os subordinados

3. Senso Crítico X X Paulo e Iran apresentam dificuldades em criticar as decisões do pai, Dr. João.

4. Avaliar situações X X Tanto Paulo como Iran não possuem o hábito de ouvir seus colaboradores

5. Conseguem focar em resultados - - Sim. Tanto Paulo como Iran consegue focar nos seus objetivos

Analise das informações das tabelas 01 e 02

Após analisar as duas tabelas, tanto Paulo como Iran se definem como reativos os dois buscam resultados mais sempre da mesma maneira não se sentem parte do problema, um verdadeiro líder precisa em primeiro lugar exercer a liderança e ser líder requer riscos com grandes chances de acertos ou erros. Precisam está dispostos a ouvir e refletir sobre o que os seus subordinados esperam tendo em vista que seu pai Dr. João valoriza e respeita o bom profissional, qualidades a qual os dois não possuem.

Neste contexto percebe que várias alterações negativas seriam impostas na fábrica. Desta forma um novo gestor seria uma boa alternativa. Em relação as questões sobre estratégias com objetivos definidos na resolução de problemas e a incapacidade de Iran em aceitar novas informações traria uma divergência e o processo de gestão seria prejudicada. A falta de critérios de Paulo e a sua dificuldade em se comunicar traria discórdia na fábrica.

De acordo com Berhnhoefl (2004) a comunicação insuficiente ou assimétrica entre os membros da família prejudica a geração seguinte na condição do negócio.

Competências e habilidades adequadas para a gestão da Indústria de Bebidas Pira.

As pessoas constituem um dos elementos mais importantes de uma organização. Ao longo do tempo, elas passaram a ser consideradas como partes inteligentes responsáveis por introduzir o conhecimento dentro de uma organização e, deste modo , tornaram-se o grande diferencial competitivo das mesmas. As pessoas deixaram de ser vistas apenas como força geradora de lucro e passaram a serem vistas como seres humanos responsáveis e comprometidos com a organização.

Partindo desse pressuposto a gestão de pessoas deve contribuir para que as organizações sejam eficazes por meio das pessoas, e assim buscar a cooperação dos indivíduos que atuam nas organizações tanto para o alcance de seus objetivos individuais quanto para o alcance dos objetivos organizacionais (GIL,2008).

De acordo com o perfil da Indústria de Bebidas Pira estabelecido pelo seu fundador Dr. João sendo ela uma empresa já consolidada no mercado em que atua não seria viável uma mudança tão brusca para tanto existe hoje jovens talentosos, competentes dispostos em proporcionar resultados importantes na resolução de problemas, no gerenciamento de pessoas em novos projetos fornecendo perspectivas para o desenvolvimento da empresa.

O processo de monitorar as pessoas não tem como objetivo a fiscalização dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com