TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria Pira

Dissertações: Industria Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

aulas

consultoria

finanç pessoais

cursos

conteúdo

links

Crédito, Débito, Método das Partidas Dobradas e Razonetes

escrito em setembro de 2011

revisto em outubro de 2014

Introdução

Razonetes, Débito e Crédito

O Método das Partidas Dobradas

Registros em Diário e Razão ocultar

Embora os registros em Diário e Razão sejam feitos eletronicamente, em sistemas integrados, muitos professores pedem que sejam feitos lançamentos manuais em Diário e Razão. Isso tem uma finalidade didática importante, pois assim aprende-se a lógica dos lançamentos.

O Diário segue uma ordem cronológica, em que são lançados os débitos e créditos (nessa ordem, primeiro o(s) débito(s) e depois o(s) crédito(s)) e uma breve descrição (histórico) do lançamento. O Razão basicamente separa os lançamentos do Diário por conta.

O formato dos lançamentos pode variar, mas a essência é essa descrita. O Diário pode ter apenas uma coluna para o valor e uma coluna para definir se é débito ou crédito (D ou C); pode ter duas colunas, uma para débito e outra para crédito, entre outras variações. O Razão também apresenta variações na forma.

Vou usar os lançamentos da seção anterior para exemplificar os registros em Diário e Razão. Vamos supor que tanto a compra de matéria-prima quanto a venda ocorreram em 02/10/14.

Isso é apenas uma forma bem simplificada de registro, para ilustrar a essência dos lançamentos no Diário e no Razão. Obviamente esses lançamentos são eletrônicos, mas a intenção desse tipo de exercício é que se entenda a ideia por trás dos registros.

CP significa contrapartida, ou seja, a(s) conta(s) que recebeu(ram) o débito ou crédito correspondente, de acordo com o princípio da partida dobrada. S significa saldo, é o saldo da conta após o lançamento. Veja que é preciso especificar se esse saldo é credor ou devedor.

Veja que no Diário fizemos os registros em sequência, de forma contínua. Fizemos o lançamento da compra de matéria-prima, começando pelo débito (conta estoque) e depois o crédito (conta fornecedores), e depois uma breve descrição do fato que originou o registro.

Os lançamentos no Razão não acrescentam nada novo com relação ao que foi registrado no Diário, mas aqui a ideia é separar por contas. O Razão não é um livro contínuo como o Diário, mas formado por fichas, sendo uma ficha para cada conta.

Exercício resolvido

Bibliografia utilizada:

MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 15ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

Renato - (11) 2579.6242 / 9.6282.6124 - neyrenato@gmail.com - São Paulo SP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com