TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria de Laticinios

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE JUNDIAÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ONLINE

SANDRA REGINA ZANELLA MARFIM                RA:9576426144

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA  – (PROINTER III)

TUTOR EAD Davi Prado Palheta Arakaki

JUNDIAÍ / SP

2015

TEMA

Indústria de Laticínios – Qual (is) o(s) modal (is) mais indicados

SUMÁRIO

RESUMO                                                                                         3

2. CORPO DE ENSAIO                                                                         4


RESUMO

Este trabalho, apresenta um breve estudo sobre as industrias de laticínios e os meios de transporte mais utilizado por elas.

Indústria de Laticínios – Quais os modais mais utilizados

No ramo de laticínios, existem muitas empresas nacionais e internacionais, disputando um espaço no mercado. A maior preocupação destas indústrias é o armazenamento e transporte da matéria prima, no caso o leite.

A localização estas usinas beneficiadoras, como são denominadas, é um grande desafio, pois a matéria prima utilizada é muito perecível, necessitando de cuidados rigorosos. Por este motivo, essa usina tem procurado junto com os produtores, instalar resfriadores nas fazendas produtoras.

O Brasil é um dos maiores produtores de leite, porem com baixa produtividade, devido a falta de modernização e adequação de alguns produtores. Nem todos os produtores rurais podem arcar com o custo desta tecnologia, muitas vezes tendo que abandonar o segmento.

TRANSPORTE E ARMAZENAGEM

Para uma indústria de laticínio, a localização próxima aos produtores é a ideal. A perecibilidade do leite é um fator muito importante para tomada desta decisão, pois o leite transportado in natura requer uma série de cuidados, como transporte refrigerado e as vias que são utilizadas para este transporte, geralmente terrestres, onde as rodovias nem sempre estão em perfeitas condições. Estuda-se também a possibilidade de beneficiadoras mais próximas dos produtores, para já beneficiarem o produto, sendo que o transporte para este material é mais barato e não corre tanto risco de perda de matéria prima.

O maior problema enfrentado pelas indústrias de laticínio está relacionado á coleta, onde nem todos os produtores podem se adequar as tecnologias necessárias, para evitar o desperdício. Uma solução seria a união destes produtos, investindo em tanques de refrigeração, para não perderem seus produtos e continuar a distribuição da matéria prima.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com