TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros físicos e químicos criados em efluentes do sistema da indústria de laticínios

Tese: Parâmetros físicos e químicos criados em efluentes do sistema da indústria de laticínios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 02

3. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 02

4. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO 03

5. RESULTADOS 05

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 06

1. INTRODUÇÃO

A indústria de laticínios constitui uma parcela importante da indústria alimentícia,

e sua contribuição material em termos de poluição de águas receptoras é significativa, sendo,

portanto, necessário e obrigatório o tratamento prévio de seus despejos líquidos antes do

lançamento para disposição final em curso d’água.

Os efluentes de laticínios são compostos por quantidades variáveis de leite diluído, materiais sólidos flutuantes originados de diversas fontes, como detergentes, desinfetantes,

lubrificantes e esgoto doméstico.

A quantidade e a carga poluente das águas residuárias das indústrias de laticínios variam bastante, dependendo, sobretudo, da água utilizada, do tipo de processo e do controle exercido sobre as várias descargas de resíduos.

A variedade de produtos dessas indústrias é grande, abrangendo desde o processamento do leite ou queijo até uma complexa flexibilidade de multiprodutos, tais como: requeijão, cremes, sorvetes, iogurtes, leite em pó, leite condensado, entre outros.

A introdução de compostos poluentes na água, como: matéria orgânica traduzida em demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO), pH, gordura, fosfatos, dentre outros, por parte da indústria, potencializa a necessidade de tratamento dos despejos, minimizando assim os efeitos devastadores, decorrentes da poluição dos efluentes, os quais degradam os cursos d`água e prejudicam o meio ambiente e a saúde animal.

No presente trabalho, avaliou-se os parâmetros físico-químicos levantados no sistema de tratamento de efluente de uma indústria de laticínios.

Os parâmetros foram selecionados regendo a disponibilidade dos mesmos nos laudos analisados, e amodelagem visou verificar o grau de correlação entre os respectivos parâmetros: condutividade, cor, DBO, DQO, nitrogênio nitrito, pH, sólidos totais dissolvidos (TDS)e turbidez.

Neste trabalho foi avaliado o sistema de tratamento das águas residuárias de outros laticínios, visando assim comprovar sua eficiência bem como sua conformidade com os parâmetros e características físico-químicas, dentro dos padrões legais existentes em vigor.

A realização deste justifica-se pela necessidade de obter-se, através de expressões matemáticas que calculem a eficiência do tratamento de efluentes desta indústria e a eficácia do mesmo.

Pág. 01 de 06

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Estudou-se a variação anual de parâmetros provenientes de análises físico-químicas e bacteriológicas de águas residuárias da Nestlé Industrial e Comercial Ltda, localizada no município de Goiânia – GO, e os dados analisados foram obtidos na Agência Goiana de Meio Ambiente.

As amostras analisadas foram extraídas antes de sua entrada na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), constituindo o efluente bruto, e após o sistema de tratamento, sendo este o efluente tratado.

Os parâmetros estudados foram: cor, turbidez, pH, nitrogênio nitrito, sólidos totais dissolvidos (TDS), condutividade, demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda

química de oxigênio (DQO).

Estes resultados foram analisados, bem como sua influência dentro do balanço de

massa, o qual constitui-se de uma descrição quantitativa de todos os materiais que entram, saem, e se acumulam em um sistema com limites físicos definidos (reator), comprovando a eficiência do tratamento de efluentes do laticínio.

(FONTE: VON SPERLING, 2005).

3. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Produção mais Limpa é a aplicação de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e emissões geradas, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.

A Produção mais Limpa considera a variável ambiental em todos os níveis da empresa, como por exemplo, a compra de matérias-primas, a engenharia de produto, o design, o pós-venda, e relaciona as questões ambientais com ganhos econômicos para a empresa.

Ex.: Troca das embalagens de leite (longa vida) por embalagens Pet.

(fonte: www.milkpoint.com) Pág. 02 de 06

A Produção mais Limpa caracteriza-se por ações que são implementadas dentro da empresa com o objetivo de tornar o processo mais eficiente no emprego de seus insumos, gerando mais produtos e menos resíduos;

Na abordagem tradicional, as primeiras ações tomadas são geralmente a disposição dos resíduos ou o seu tratamento, que representam um potencial menor para a solução do problema ambiental, além de serem mais caras no longo prazo, por apenas agregarem novos.

custos ao processo produtivo.

3.1 BENEFÍCIOS

• Eliminação/redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com