TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencias Educacionais

Trabalho Universitário: Influencias Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de aprofundamento- Historia da Educação-Unidade II - Influências Educacionais

Aluno(a): Bethânea Fontes

Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material.

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

Resposta: Da para fazer uma relação bem significativa, pois vemos nos dois textos a importância do brincar na educação, segundo Froebel a educação se desenvolve espontaneamente, através de três tipos de operações: a ação, o jogo e o trabalho. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos “aprender à aprender”!

As brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo moderno com a finalidade de entendê-lo, trazendo os conhecimentos para a criança de um modo que fiquem interessadas, sem impor às crianças porque, segundo sua teoria de Froebel, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado,cada uma aprende em seu ritmo.

Já lendo o artigo “socioconstrutivo” as brincadeiras tem também uma grande importância pois e através delas que as crianças começam a aprender e inicia-se o processo da imaginação, fazendo com que a criança crie hábitos e tornem cidadão perante a realidade em que estão inseridas, através das brincadeiras tomam decisões, fazem escolhas amadurecendo o psicológico!

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

Resposta:

Eu acredito que existe diferença, pois na educação Socialista, a educação tinha um papel decisivo, com a defesa do ensino popular gratuito, laico e técnico-profissional.

Já positivismo defendia a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, não admitindo deixar duvidas. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

Resposta: “O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento" diz Jonh Dewey- acredito que para o sucesso do processo educativo, basta juntar um grupo de pessoas e assim fazer comunicações e trocar idéias, sentimentos e experiências sobre as situações práticas do dia-a-dia, reconhecendo que as sociedades foram ficando complexas, a distância entre adultos e crianças se ampliou demais. Vemos então que a necessidade da escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com