TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências Educacionais

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE FRANCA

JULIANA LUCIANO GABRIEL

RGM: 15124193

INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS

CAMPOS  ALTOS

2O15

JULIANA LUCIANO CABRIEL

UNIDADE 11

INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de licenciatura em pedagogia como parte referente ao bimestre

Prof: Tutora Ana  Paula Mello

Campos Altos

2015

Respostas das reflexões solicitadas

  1. Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

Correlacionando o artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” com a visão de Froebel, é possível estabelecer uma relação muito ampla, pois o artigo nada mais é do que um complemento aos estudos do estudioso acima mencionado. Ambos destacam que a educação da criança se inicia de forma natural, da mesma forma como o brincar é considerado algo natural para ela e que tal prática deve ser sempre estimulada.

 As brincadeiras devem ser sempre presentes, inclusive na escola, bem como no jardim de infância. De acordo com o artigo lido e Froebel, são nas brincadeiras que a criança irá ter um desenvolvimento verdadeiro e sadio, permitindo um treino de certas habilidades, como por exemplo, cognitivas que as crianças já possuem, e estimulam o surgimento de outras, todas elas necessárias para um desenvolvimento saudável.

Através das brincadeiras as crianças desenvolvem a criatividade, a capacidade de se relacionar com os outros, aprendem a seguir regras, aprimoram a capacidade psicomotora, discursiva, emocionais e reativas, tornando a criança mais receptiva a novos conhecimentos.

  1. Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a educação socialista? Explique.

Sim, existem diferenças. De acordo com os estudos, a educação positivista se preocupa em compreender tudo aquilo que se refere ao ser humano enquanto aluno, principalmente no se diz respeito à relação entre eles. Já na educação socialista, a mesma não analisa o ser humano enquanto aluno e sim a sociedade de uma forma geral, devido aos grandes avanços urbanos e industriais.

  1. Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

Dewey, dentro da política, sempre defendeu a ideia da democracia, onde a voz deveria ser democrata, pois todos tinham o direito de alça-la com igualdade e para ele a educação é de grande importância, pois neste espaço também deve haver a democracia, onde o aluno não deveria ter apenas a função de ouvir o seu professor e concordar em tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com