TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação de litígios nos fóruns

Resenha: Iniciação de litígios nos fóruns. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

O inicio da ação judicial nos fóruns

Para se ingressar com uma ação na justiça, é preciso se passar por algumas etapas.

Primeiro é preciso contratar um advogado, esse advogado vai entrar inicialmente com a petição.

Inicialmente é preciso que todos os prepostos estejam concomitantes, para que se tenha andamento no processo, é necessário que haja as partes, capacidade de ser parte, capacidade de estar em juízo e capacidade postulatória.

O juiz deverá ser competente para o caso em questão, e ser totalmente imparcial, e a lide não poderá ser coisa julgada ou litispendência, isto é, a presença de dois processos idênticos tramitando ao mesmo tempo.

Estando todos os prepostos em ordem, o processo se inicia com o advogado que envia a petição inicial para a apreciação do juiz, normalmente, a primeira coisa que o juiz faz é solicitar a manifestação do réu a respeito do processo.

Quando um novo documento chega ao cartório, esse documento deve ser cadastrado no sistema, furado, numerado e juntado ao processo. Nesta seção se diz que o processo esta aguardando juntada.

Então no momento em que alguém tem um problema judicial, esse alguém vai até o poder judicial e inicia uma ação contra alguém, esse alguém é notificado pelo juiz a fim de se defender de tal ação, após essa fase, o juiz , vai tomar conhecimento da causa, e tentar chegar a um veredito, ou seja ver quem tem razão, e quem deve pagar o que, quer dizer que, em primeiro lugar vem a petição inicial que é ajuizada em fórum, o conhecimento da causa pelo juiz competente, depois vem a sentença, que quer dizer, quem tem a razão ou o dever, e finalmente a execução, que quer dizer cumprir a sentença.

Ocorre que de acordo com o principio da ampla defesa, em cada uma dessas fases processuais, a parte contrária tem direito pleno de defesa, ou seja, para cada fase o juiz pedirá para a parte contrária se manifestar nos autos, assim, o processo será sempre muito demorado, após a defesa do réu ter juntado provas e demais atos necessários para a analise do juiz, esse então poderá avaliar o caso e dar uma sentença, ou decisão. Acontece porém que após a decisão do juiz, ainda caberá recurso da decisão, o que acarretará, ainda mais demora do fim da lide em questão.

Principais problemas de prestação jurisdicional, e qual o papel dos advogados , magistrados , promotores e serventuários nesse contexto.

Sem dúvida alguma, o principal problema jurisdicional, aparentemente é a demora dos processos.

Esse problema poderia ser melhor sanado com a participação dos advogados , magistrados, juízes e serventuários, atuando com mais eficiência nos casos, evitando deixar processos parados em gavetas e escritórios sem uma apreciação do caso em questão, verificando o porque este caso esta parado, e agilizando para que o processo ande mais depressa, fazendo sua parte no processo e dando andamento o mais rápido possível, assim, após o processo chegar nas mãos dos serventuários do cartório, fórum etc..., esses já enviam mais rápido possível para o juiz, que analizará também o mais rápido possível, e assim sucessivamente, até o fim da ação, (e fazendo suas funções com mais amor ao trabalho, certamente fluirá mais rápido também).

Como os advogados veem os juízes, serventuários e promotores?

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com