TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 14000

Casos: Iso 14000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Gestão Ambiental na Economia

Nos dias atuais, a preservação ambiental nas atividades produtivas está se tornando um item que obriga as empresas a repensarem suas estratégias competitivas numa economia integrada q que exige cada vez mais uma postura ambiental pró-ativa por parte das mesmas. Toda atividade humana, principalmente de caráter empresarial, tem efeitos ambientais. A constante busca por um desenvolvimento sustentável vem exigindo das organizações uma revisão nos seus pressupostos ambientais tradicionais, dentre os quais podemos citar: perda de insumos, isto é, desperdício de matérias-primas, água e energia, revisão de procedimentos, risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente: resíduos podem provocar graves acidentes ambientais quando manuseados, tratados, ou dispostos de forma inadequada.

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental é o controle dos impactos ambientais provocados por uma atividade empresarial qualquer. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui uma estratégia para que o empresário, em processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente. O sistema de Gestão Ambiental, conforme a série ISO 14000, fundamenta-se na adoção de ações preventivas à ocorrência de impactos adversos ao meio ambiente. Trata-se de assumir uma postura pró-ativa com relação ás questões ambientais.

Os 5 princípios do SGA são:

1. Conhecer o que deve ser feito, definido sua política de meio ambiente.

2. Elaborar o plano de ação para atender os requisitos de sua política ambiental.

3. Assegurar condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias.

4. Realizar avaliações qualitativas e quantitativas periódicas do desempenho ambiental da empresa.

5. Revisar e aperfeiçoar a política do meio ambiente, os objetivos e metas ambientais e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Benefícios do Sistema de Gerenciamento Ambiental.

Gerenciar uma organização de modo ambientalmente correto pode resultar em benefícios consideráveis para as empresas que o fazem como, por exemplo, redução de custos, dados o menor índice de refugos de produção , incentivos para a inovação, oportunidades de novos negócios, melhorias na qualidade do produto, diminuições de pressões regulamentadoras, entre outros. (Leandro José, 2007). As empresas que não desenvolvem um Sistema de Gestão Ambiental em seus processos industriais estão sujeitas a perder oportunidades no mercado consumidor e obter riscos de ser responsável por danos ambientais, significando grandes somas de dinheiro e colocando em perigo seu futuro. O Sistema de Gerenciamento Ambiental traz dois benefícios: o Econômico, que está ligado a economia de custo e o Estratégico, melhoria na imagem, maior produtividade, comprometimento do pessoal, melhorias na relação com o pessoal dos órgão governamentais e melhor adequação aos padrões. A maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com