TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 14000

Ensaios: Iso 14000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Definição

O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização).

Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.

Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca.

Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO

A preocupação de tratar corretamente os resíduos traz benefícios para o meio ambiente e também para a segurança dos locais de trabalho.

A higiene e a limpeza mantém o ambiente de trabalho livre de riscos, contribuindo para a saúde e a segurança de todos. Manter limpo o local de trabalho, organizar e destinar os resíduos após a realização de uma atividade evitando o acúmulo de lixo e entulhos que possam causar acidentes, são cuidados importantes.

Os locais de circulação e de acesso a equipamentos, postos de trabalho e recursos de combate a emergências (extintores de incêndio, escadas e saídas de emergência) não devem servir de depósito de resíduos nem conter sobras de serviços realizados.

As atitudes que preservam a natureza são as mesmas que ajudam a prevenir acidentes: consciência dos riscos, comportamentos seguros, cuidados consigo mesmo e com os colegas e preocupação com as conseqüências.

Sugestão para o líder trabalhar o tema:

Objetivo: refletir sobre a influência do descaso com os aspectos ambientais no aumento dos riscos do trabalho.

1. Após a leitura do tema:

Como a desordem e a falta de limpeza podem contribuir para a ocorrência de acidentes?

Vamos falar sobre resíduos industriais e o local de trabalho

Pq precisamos tratar corretamente os resíduos industriais... Em especial os perigosos

Pq dessa forma beneficiamos tanto o meio ambiente quanto o nosso local de trabalho,

A partir do momento que mantemos a limpeza e higiene no ambiente de trabalho estamos livrando de riscos a saúde e segurança.

Os locais de circulação e de acesso a equipamentos e recursos de combate a incêndio não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com