TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 18001

Trabalho Escolar: Iso 18001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

8 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um „guia‟ sobre a Certificação

OHSAS 18001 dentro da Indústria Petrolífera. Será mostrado um breve histórico da criação dessa certificação nas indústrias petrolíferas e o processo para o recebimento desses certificados. Para que possam ser compreendidos os fundamentos dessa certificação, iremos descrever alguns acidentes ocorridos nas indústrias petrolíferas e as normas necessárias para que as mesmas devem se adequar para ter essa certificação, e assim dar melhor qualidade de vida para os funcionários e melhorar a estrutura da indústria.

O conteúdo da norma apresenta todos seus termos, definições e requisitos para que a organização siga perfeitamente o que se pede.

9 CAPITULO 1

HISTÓRICO DA OHSAS 18001

As diretrizes para implementação da OHSAS 18001 foi desenvolvida como resposta à premente demanda por parte de clientes.

A OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatível com a ISO 9001:1994 e ISO 14001:1996, relacionadas a Sistemas de Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente, respectivamente, para facilitar a integração entre sistemas de gestão voltados à qualidade, o meio ambiente e a segurança e saúde ocupacional.

A OHSAS 18001 é a norma mais utilizada em todo mundo para a certificação SSO (Segurança e saúde ocupacional).

Somente em 1998 a OHSAS 18001 se autodenomina uma norma. Isso reflete o aumento da adoção da OHSAS 18001 como base de normas nacionais para sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho.

Uma das principais alterações na norma é a ênfase em “saúde”, além da expressiva melhoria no alinhamento da nova ISO 14001.

A OHSAS 18001 tem por objetivo fornecer as organizações os elementos de um sistema de gestão da SST eficaz, passível de integração com outros sistemas (qualidade e meio ambiente) ainda a alcançar seus objetivos de SSO.

1.1. Aplicação da OHSAS 18001

A norma aplica-se a organizações que desejam estabelecer um sistema e gestão da SST para eliminar ou minimizar riscos à pessoas e a outras partes interessadas que possam estar expostas aos perigos de SSO associados a suas atividades. Implementar, a manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da SSO. Assegurar-se da conformidade com sua política de SSO definida demonstrar conformidade com esta Norma OHSAS da seguinte forma:

- Fazendo uma auto-avaliação e auto declaração;

- Buscando a confirmação de sua conformidade por meio de partes que tenham interesse na organização; tais como cliente;

-Buscando a confirmação de sua auto declaração por meio de uma parte externa à organização;

- Buscando a certificação/registro de seu sistema da SSO por meio de uma organização externa.

Todos os requisitos desta Norma OHSAS se destinam a ser incorporados em qualquer sistema d gestão da SSO. A extensão da aplicação dependerá de fatores como a política de SSO da organização, a natureza de suas atividades e os riscos e a complexidade de suas operações.

Cada vez mais Organizações se mostram preocupadas em demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Este é um tema crucial para a imagem corporativa, envolvendo colaboradores, clientes, bem como outras partes interessadas.

A exigente legislação determina que as Organizações demonstrem um compromisso claro e prático com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Clientes e colaboradores querem esta informação antecipadamente, de forma a assegurar que a sua Organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e médio prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade para as Organizações reduzirem riscos e assegurarem um ambiente de trabalho mais seguro.

A certificação OHSAS 18001 permite-lhe demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como melhorar continuamente a sua imagem corporativa.

1.3. Os benefícios da OHSAS 18001

Demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no

Trabalho permite melhorar significativamente a eficácia das operações internas e conseqüentemente reduzirem acidentes, riscos e períodos de paragem. A segurança do colaborador e a qualidade do ambiente de trabalho são significativamente melhoradas porque os objetivos e as responsabilidades são definidos, e todos os colaboradores são preparados para lidar de forma eficaz com quaisquer riscos futuros. Simultaneamente, a especificação OHSAS 18001 assegura a conformidade com os atuais requisitos legais, reduzindo o risco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com