TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS DE EMPRESAS

Artigo: JOGOS DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O conceito de “estratégia” é oriundo de um cenário de guerra, surgindo em meados dos anos 60 como a melhor maneira de se estabelecer e programar a estratégia que aumentaria a competitividade de cada unidade de negócio.

O sentido de Planejamento Estratégico, ou mesmo o conceito mais amplo de estratégia sempre estiveram presentes na atividade empresarial, ainda que de forma simples e não sistemática. Mesmo na época em que a economia era menos complexa e a facilidade de colocação dos produtos no mercado era maior, fica difícil de imaginar que os empresários deixassem de fazer algum tipo de prospecção sobre o futuro, ou que evitassem conhecer a fundo a natureza de seus negócios, pois afinal, não há forma melhor para se definir os conceitos de Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico do que:

• Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa;

• Procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lo;

• Saber detectar ameaças e oportunidades, e assim encontrar saídas viáveis.

FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH

Podemos levar em conta vários fatores que interferem nos modelos de planejamento, entre eles o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, esses causam alterações drásticas e devem ser acompanhados com atenção.

ABSENTEÍSMO

O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente como: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação e sangue, licença maternidade, etc.), fatores sociais (doença de parentes, por exemplo), fatores culturais extras ou intra-empresariais (emendar feriados, copa do mundo, feriados religiosos não oficiais, legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada à saúde, etc.).

O absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa, com as condições de trabalho e ainda pode estar diretamente ligado a problemas de ordem social, financeira ou emocional.

Desse modo, ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso de trabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal consequência. O oposto do absenteísmo é a presença. Esta relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.

Algumas organizações usam a seguinte formula para monitorar os números do absenteísmo:

Esse cálculo permite monitorar e intervir caso os indicadores mostram altos índices de absenteísmo em algum setor ou função. Assim a tempo de agir, identificando o problema e buscando soluções para contê-lo.

ROTATIVIDADE DE PESSOAL

É a relação entre as admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em um determinado período.

A rotatividade de pessoal exerce muita influência nas organizações. Ela é expressa por um índice usado para gerar dados de acompanhamento e comparações, destinadas a desenvolver diagnóstico, seja para promover providências, seja em caráter preventivo.

Lembrando que a rotatividade de pessoal também é conhecida como turnover e pode ser ocasionado por vários fatores como:

• Recrutamento e seleção com problemas;

• Baixo comprometimento organizacional;

• Problemas com clima organizacional;

• Suporte organizacional com problemas;

• Remuneração inadequada;

• Mercado de trabalho aquecido.

Uma boa forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com