TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS NA ESCOLA

Artigo: JOGOS NA ESCOLA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 8

01-PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A SER TRABALHADO JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Jogo da memória com fotos de animais.

Objetivos

-Divertir-se com o jogo da memória

- Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas

- Conhecer as regras do jogo da memória

-Incentivar a competição amigável e respeitável entre as crianças.

Tempo estimado

Mínimo de quinze minutos e máximo de 30 minutos para cada situação de aprendizagem

Material necessário

Pares de cartões com fotos de animais da região, tamanho mínimo de 10X10

Cartolina ou papel mais resistente

Plástico adesivado para encapar

Desenvolvimento das atividades

1. Tirar fotos ou gravuras de animais e imprimir cada uma duas vezes para confeccionar os cartões

Falar para as crianças o nome de cada animal do jogo da memória. Recortar as fotos e colar na cartolina mostrando para as crianças conforme forem ficando prontas.

2. Apresentar o jogo

Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares.

Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais.

3. Organizar mesas com no máximo quatro crianças para que possam jogar o jogo em diferentes momentos

Levar outros jogos que as crianças já conheçam (ex. quebra cabeça, jogos de montar, quebra-gelo) e organizar grupos de crianças para jogá-los.

Caso haja mais de uma educadora na turma, uma pode dar apoio aos grupos que estiverem jogando os jogos já conhecidos, enquanto a outra fica na mesa do jogo da memória. Caso não haja outra educadora, organizar primeiro os grupos que jogarão os jogos já conhecidos.

Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A educadora pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças. Promover o rodízio das crianças para que a maioria jogue todos os jogos.

4. Garantir momentos na rotina semanal para que as crianças joguem o jogo da memória

Durante o período de recepção das crianças, no término do dia enquanto aguardam a chegada dos pais são boas opções para o contato com o jogo da memória

5. Criar novos jogos e variações do jogo da memória

Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas)

Avaliação

Devem-se criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas o educador pode fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.

02- PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA TRABALHAR JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL:

PROJETO DE FUTSAL

1.0 OBJETIVOS:

2.1-OBJETIVO GERAL

Propiciar à criança a evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo, numa perspectiva que compreenda o aluno como um ser social ativo. Um ser eu por direito merece compreender as relações entre seu corpo e o esporte.

2.2-OBJETIVO ESPECÍFICOS:

-Interagir e construir conhecimento no que se refere ao ensino do esporte na infância:

-Estimular a prática do esporte.

-Integrar alunos de diferentes séries e idades, bem como alunos de outras escolas.

2.0 JUSTIFICATIVA

O futebol de salão ou futsal começou a ser praticado em 1930 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo e em Montevidéu, no Uruguai. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.

HISTÓRIA DO FUTSAL

O Uruguai, nos anos 30, era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta nos dois países e o intercâmbio dentro da ACMs era constante.

Para os uruguaios, o criador do futsal foi o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu. Nesta associação, um grupo de jovens alunos, empolgados com o sucesso do futebol uruguaio, praticavam-no como recreação em quadras de basquete.

Assim, o professor Ceriani preparou algumas regras do futsal em 1933, tomando como base quatro esportes: basquete, handebol, futebol e polo-aquático. Do basquete, além da quadra, adaptou a falta pessoal, a troca de jogadores e o tempo total de jogo; do handebol, o fato de não poder marcar gols de qualquer distância; do futebol, sua condição e do polo-aquático, quase todas as regras sobre o goleiro.

REGRAS BÁSICAS DO JOGO DE FUTSAL

1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.

2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.

3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com