TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Por:   •  11/9/2015  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget – Teoria de equilibração

Segundo Piaget, o interracionalismo considera que os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados e exercem influência mutua. Ao interagir sempre e estavelmente com outros seres humanos, a criança desenvolve um grande repertorio de habilidade. Participar do mundo simbólico dos adultos, comunicar-se através da linguagem compartilha os costumes, a historia e os hábitos de seu grupo social. Já o construtivismo refere-se mais aos aspectos lógicos da aprendizagem, em constante interação com questões que fazem necessário pensar. Pensar esse que produz o conhecimento e a ação de resolver problemas. Assim, faz-se necessário que a inteligência de quem aprende aja sempre sobre o que se quer explicar.

Isso quer dizer que aprendemos a partir de uma entrega total nos aspectos que interessam aos problemas. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto real, sendo que estee objeto esteje em interação com outros objetos. O conhecimento nunca é acabado, sempre estamos a adquiri-lo. Ele se compõe pela interação do sujeito com o meio físico e social.

A teoria cognitiva foi criada para explicar o desenvolvimento cognitivo humano, onde a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças. O desenvolvimento cognitivo é divido em:

  • Sensório motor: dura do nascimento aos dois anos de idade, onde a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos ao seu redor;
  • Pré-operatório: fase que vai dos dois anos aos sete anos de idade, fase pré-escolar;
  • Operatório-concreto: fase dos sete aos onze anos de idade;
  • Operatório-formal: fase dos doze aos quinze anos de idade. Fase caracterizada pela habilidade de engajar-se pelo raciocínio proposicional.

O modelo de equilibração de Piaget distingue o equilíbrio da equilibração, onde o equilíbrio é reservado para os patamares evolutivos de adaptação e a equilibração é o processo responsável pela passagem de um patamar de menor equilíbrio para um de maior equilibrio.

Acomodação é um conceito que descreve os mecanismos de adaptação do individuo, com o objetivo de estruturar e impulsionar seu desenvolvimento cognitivo. Já a assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa classifica um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias, ou seja, quando a criança tem novas experiências (experiências essas que são adquiridas vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com