TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Keoli Vasconcelos

Ensaios: Keoli Vasconcelos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo

O criador do behaviorismo é Jonh B. Waston, propôs um novo objeto de estudo para a Psicologia: o comportamento estritamente observável. Argumentava que apenas o comportamento era objetivo, e que apenas ele poderia ser o melhor critério para conclusões realmente cientificas, desenvolvia-se na Rússia, o trabalho do fisiólogo Ivan P. Pavlov sobre reflexo condicionado, possibilitando explicar o comportamento sem referencia a processos internos que escapam á observação.

A aprendizagem é a responsável principal pelas mudanças observáveis no comportamento com o aumento da idade. As ideias de Watson foram consideradas bastante radicais no início, mas acabaram ganhando aceitação ao mesmo tempo em que foram sendo introduzidas.

O behaviorismo propõe uma Psicologia basicamente experimenta.

Gestalt

Gestalt nasceu como oposição ás outras correntes psicológicas. O lema da Gestalt veio a ser “o todo é mais do que a soma das partes”. Os gestaltistas ilustraram esta afirmação mostrando que uma melodia, não pode ser decomposta em susa notas musicais componentes sem perder a estrutura que a identifica.

Os tópicos da percepção e da aprendizagem foram por eles bastante investigados através de pesquisas. Os principais representantes Gestalt ou Psicologia da Forma foram Max Wertheimer, Wolfgag Kohler e Kurt Koffka, além de Kurt Lewin, um dos mais famosos gestaltistas, dedicando-se ao estudo da interação social em situações experimentais controladas.

Psicanálise

Criada por Sigmund Freud é provavelmente o sistema psicológico mais conhecido pelo publico, influenciou e ainda influencia tão fortemente não só os rumos da Psicologia, mas também das artes, literatura, de toda a cultura ocidental.

Freud desenvolveu a sua teoria numa época em que a Psicologia se preocupava com a experiência consciente, estudada pela introspecção. Divulgou a noção de motivação inconsciente para o comportamento, enfatizou a importância da primeira infância na formação da personalidade. Sua ênfase sobre a sexualidade como um dos motivos básicos do comportamento e como fonte de conflitos foi uma das razões da grande polêmica que se gerou em torno da teoria.

A psicanálise é considerada como uma das correntes, mas forte da psicologia.

Humanismo

É um dos movimentos mas recentes e enfatiza a necessidade de estudar o homem, e não os animais, criticando a utilização excessiva do método experimental, tendo o homem suas características próprias, é singular e complexo e, por isso, não pode ser investigado com os mesmos procedimentos aplicados ao estudo de ratos ou outros animais.

O homem tem a capacidade de avaliar, decidir, escolher, não sendo um ser passivo que apenas reage aos estímulos do meio, caracteriza-se pelas suas potencialidades, pela sua tendência a realiza-las por estar em contínua modificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com