TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITANDO O PROJETO: "JORNADA AO MUNDO APLICÁVEL"

Tese: LEITANDO O PROJETO: "JORNADA AO MUNDO APLICÁVEL". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO LEITURA: “UMA VIAGEM AO MUNDO ENCANTADO”

RESUMO

O professor deve levar o aluno a ler ou a ouvir a leitura ou relato de uma história, participando, mesmo calados, ativamente da estrutura da obra narrativa, a representação do personagem, do vocabulário em que a narração vai sendo feita.

Deve levar o aluno a comunicar-se com o texto, por em desafios seus níveis de percepção, e capacidades de apreensão de fatos e de concentração lógica das ações. O aluno precisa realizar métodos de pensamentos cada vez mais complexas, com expansão do entendimento e dos limites imaginário pessoal e coletivo.

1. INTRODUÇÃO

Vivemos num meio social letrado que estão em todos os lugares, com marcas importantes para nós. Saber como a utilização da escrita é importante, e o quanto ela vale no meio social em que o aluno vive é fundamental para o professor. O que queremos é que os alunos aprendam a ler, escrever, e expressar-se oralmente, não para a escola, mas para a vida; deverão ser capazes de lançar mãos desses conhecimentos com autonomia e adequação.

A necessidade de formar cidadãos leitores, que consigam fazer da leitura um momento de diversão, aprendizagem e crescimento. É um dos objetivos principais do ensino de leitura, que o aluno processe a informação contida no texto para utiliza-la criticamente e produtivamente.

“O encontro precoce da criança com o livro, gera o habito da leitura e configura-se como garantia de sucesso também para aprendizagem de leitura e da escrita.” (CASTRO, 2005,p.22)

A busca do significado deve ocorrer desde o inicio da aprendizagem, a fim de que não ocorra a mecanização de conteúdos vazios de sentido e desviados do objetivo principal que possa ocorrer. Ora, se a leitura é emoção, expressão do homem, da vida dos seres, precisamos antes de tudo, saber observar, aprender a olhar, aprender a ler com o coração e a alma, tudo o que nos cerca. Precisamos, bem, cedo, começar nosso papel de educadores: ensinar a criança a olhar com os olhos de ver, observar tudo com muita atenção, para encontrar inspiração nas coisas que a rodeia.

A leitura oferece alimento à criatividade e ao imaginário e oportuniza a criança ao conhecimento de si mesma, do mundo que cerca, do seu imaginário e oportuniza a criança ao conhecimento de si mesma, do mundo que a cerca, do seu ambiente de vida e lhe permite então, estabelecer as relações tão importantes e necessárias entre o real e o não real.

“A leitura possibilita especialmente à criança uma leitura em vários níveis:

• O sensorial, através dos aspectos exteriores do livro (tamanho, espessura, capa, tipo de letra, forma, cor, ilustração, textura):

• O emocional, pelos sentimentos que a leitura provoca pelo gostar ou não do que lê ou ouve pela reordenação, pela reflexão a que conduz, oportunizando a construção do conhecimento e a reordenação do mundo objetivo.

• Como fonte de prazer, estimula à criatividade, enriquecimento de experiências, desenvolvimento da percepção entre texto e contexto e das dimensões afetiva e social do conhecimento, a leitura se constitui fator de impulso à aprendizagem”.

(SIGNORETI, 2001, p.13)

2. DESENVOLVIMENTO

Este projeto esta sendo desenvolvido de acordo com o Referencial Nacional para a Educação Infantil e os Fundamentos Teóricos da Educação Infantil.

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser, estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para formação de crianças felizes e saudáveis.

Cuidar da criança e, sobretudo dar atenção a pessoa que esta num continuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades.

Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente, em conceitos gerais com os quais brinca. Portanto, na instituição de educação infantil o professor constitui – se, no parceiro mais experiente, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico e prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. Portanto, é importante frisar que as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.

Nas sociedades letradas, as crianças desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem.

Sabe-se também, que as hipóteses elaboradas pelas crianças, em seu processo de construção de conhecimento, não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das praticas sócias da leitura escrita que podem presenciar e participar.

O projeto “Viagem ao mundo encantado” foi desenvolvido com base em educação infantil (03 a 05 anos), este trabalho é desenvolvido com o objetivo de desenvolver no educando o gosto pela leitura, despertando o interesse, à iniciativa e autonomia para ler diferentes textos, valorizando a leitura como fonte de informação e entretenimento.

Durante o ano os professores trabalham com diversos gêneros textuais (contos de fada, poesia, imagens, textos informativos, literatura de cordel, trava línguas, parlendas, cantigas de roda, fabulas, textos jornalísticos, texto teatral e musical). Diariamente as crianças tem de ouvir e ter contato com esses materiais que, ao serem lidos e contados (verbalizados), propiciarão a formação do conceito individual e depois do coletivo, dos temas abordados e ainda servirem de base para discussões e questionamentos, ativando a criatividade de seu leque de opções para elaborações dos trabalhos e construções posteriores.

No inicio do ano letivo, após trabalhar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com