TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS

Casos: LIBRAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício online libras

CONTEUDO 1

1º- O sistema morfológico da língua de sinais permite determinar o tempo em que a narrativa esta sendo sinalizada. Como se dá essa marcação na LIBRAS?

R= E - Antes de se iniciar a frase em LIBRAS se coloca o sinal de passado, presente e futuro para determina em que espaço de tempo ocorre o fato narrado.

Justificativa-Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

2º- Quanto à língua de sinais, é correto afirmar que:

R= D - É uma língua natural à comunidade surda, que possui características próprias em seus planos fonológico, morfológico, sintático e semântico.

Justificativa-A língua de sinais contém todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, fonologia, semântica, morfologia, sintaxe preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumento lingüístico de poder e força.

3º- A frase na forma afirmativa é expressão facial é:

R= A - neutra

Justificatica-Sobrancelhas franzidas e movimento de cabeça inclinando para cima.

CONTEUDO 10

1º - O que são língua de sinais?

R= a- É uma língua de modalidade gestual-visual porque utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão para captar movimentos, principalmente das mãos.

JUSTIF. é uma língua que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, em vez de sons na comunicação.

2º - Os sinais são formados segunda a combinação dos seguintes componentes:

R= A-Ponto de articulação, movimento, expressões faciais, expressões corporais e configuração das mãos.

JUSTIF. Na combinação destes quatro parâmetros, ou cinco, tem-se o sinal. Falar com as mãos é, portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e estas formam as frases em um contexto.

3º - A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento.

R= C- I, II e III

JUSTIF. Classicamente, surdez é descrita como perda de audição para determinado número de decibéis e freqüentemente não se leva em conta o aspecto funcional da audição, como propósito de comunicação. Ouvir não é apenas escutar; implica numa interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem.

4º - Em que ano aconteceu o Congresso de Milão?

R= 1880

JUSTIF. O Congresso de Milão foi uma conferência internacional de educadores de surdos em 1880, depois de deliberações entre 6 e 11 de Setembro de 1880, o congresso declarou que a educação oralista era superior à de língua gestual e aprovou uma resolução que proibia o uso da língua gestual nas escolas. Desde sua aprovação em 1880, as escolas em todos os países europeus e nos Estados Unidos mudaram para a utilização terapêutica do discurso sem língua gestual como método de educação para os surdos.

5º - A partir do reconhecimento da libras em todo território nacional, são vários os profissionais especializados que participam do processo educacional da educação dos surdos, entre eles:

I. Intérprete de Libras/língua portuguesa - Profissional com competência lingüística em Libras/língua portuguesa, que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculados.

II. Instrutor surdo de Libras - Profissional surdo que atua em serviços especializados, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar.

III. Escola Especial para surdos - Serviço especializado com proposta pedagógica de educação bilíngüe que oferece escolarização não-formal.

IV. Instituições especializadas - Serviço especializado que oferece atendimento educacional e/ou de natureza terapêutica (Psicologia e Fonoaudiologia entre outros), para alunos surdos matriculados na Educação Básica.

V. Intérprete de Libras- ele substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação é a de mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.

Estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com