TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho Universitário: LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 11

1.0 TEMA – PROBLEMA

O investimento na formação de lideres é algo que vem se tornado prioridades nas grandes empresas e em muitas das vezes o índice desses investimentos requer cautela, pois não se sabe se o retorno será conforme o esperado, pois tratando-se de pessoas os resultados são imprevisíveis.

Cada pessoa pode desenvolver um tipo de liderança de acordo com seu perfil psicológico, e com a influencia dos fatores externos que a mesma presencia.

Com isso cabe as organizações escolherem o tipo de liderança que é mais condizente com seu ramo de atividade. Os diferentes perfis de liderança impactam no crescimento das organizações?

2.0 HIPÓTESE

É significativo observar que os sistemas de valores são bastante persuasivos. Dessa forma, não é possível desassociar a orientação dada por valores do estilo de liderança dos gestores, eles não vão adotar um estilo que contrarie seus valores. A teoria da liderança baseia-se em quatro dimensões: pessoal, interpessoal, gerencial e organizacional. Nessa abordagem, a dimensão pessoal é considerada fundamental e predominante, ela engloba, incidentalmente, o perfil da orientação de valor do indivíduo.

Podemos afirmar, ainda, que há quatro forças internas que influenciam o estilo gerencial de um líder: sistema de valores, confiança nos subordinados, inclinações pessoais e segurança em situações incertas. Vale apontar que essas duas considerações destacam o papel importante do sistema de valores, uma vez que os gestores, e as pessoas de modo geral operam as decisões de acordo com o seu perfil de valores. Assim sendo, valores e atitudes são importantes porque pode moldar o comportamento, o que pode influenciar as outras pessoas.

Outro aspecto destacado é em relação à necessidade de motivação dos funcionários numa organização. Os líderes devem estar atentos ao fato de que cada indivíduo é único, o que implica uma forma diferente de lidar com cada funcionário, é esse incentivo que motivará o colaborador, fazendo assim com que o mesmo traga mais benefícios para empresa e consequentemente mais lucros.

3.0 OBJETIVO

3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar o impacto das lideranças nas organizações.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Analisar se os investimentos em treinamentos e capacitação de lideres trazem retornos positivos para as empresas. E quais os tipos de lideres para cada ramo de negócio.

4.0 JUSTIFICATIVA

Este é um trabalho sobre a liderança nas organizações, o qual busca mostrar a importância da mesma no dia-a-dia da empresa e na obtenção de resultados positivos e lucro, explorando a necessidade de um bom líder para o crescimento organizacional.

Escolhemos este tema por procurar saber sobre a liderança nas organizações. Este assunto é dessuma importância, pois a liderança está relacionada a tudo, tanto na ciência, quanto na sociedade e no seu desenvolvimento, nas empresas e no desenvolvimento intelectual de cada um.

A liderança é um termo que envolve a ideia de comando ou controle de um indivíduo ou de um grupo sobre seus seguidores, tendo como base um conjunto de traços pessoais, podendo assim, uma pessoa já nascer com características de liderança, adquirir as mesmas e até aprender a ser líder, se diferenciando dos outros por conseguir um bom relacionamento perante os indivíduos do grupo e conseguindo um bom clima organizacional. Sendo assim, a liderança é uma característica individual, levando em consideração o aspecto organizacional. A liderança eficaz tem como objetivo melhorar a produtividade e satisfação do funcionário. Entende-se que os planos de aperfeiçoamento, desenvolvimento de talentos da empresa e o comprometimento das pessoas são de extrema importância para o desenvolvimento e sucesso da organização. Deste modo, as empresas devem passar a conhecer meios de manter os funcionários motivados e comprometidos na execução de suas atividades, de conseguir suprir a necessidades e satisfações pessoais, autoestima e realização do funcionário e atingir aos objetivos e metas exigidos pela empresa.

O líder em uma empresa pode se caracterizar como a vantagem da mesma perante às outras, fazendo com que ela se destaque mais e/ou que lucre mais, portanto, um bom líder carrega em si a responsabilidade do desenvolvimento, crescimento e agregação de valores tanto em sua área quanto na empresa como um todo.

5.0 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Volpato (1998, p.82), um dos pontos em que a motivação é considerada muito importante diz respeito ao sucesso empresarial, entendendo-o como uma forma efetiva de alcançar a realização de um projeto ou uma gestão.

Tanto sob o ponto de vista da administração, como dos trabalhadores, o sucesso é um tipo de motivação que não nasce sozinho, depende tanto da tecnologia adotada na organização como do desempenho e da qualidade exercida pelas pessoas que ali trabalham em torno de um mesmo objetivo.

Sob o ponto de vista da administração estratégica, a conotação do trabalho e da motivação deve estar em sintonia com o sistema de valores estabelecido pela cultura da organização. Sabe-se que a cultura organizacional está intimamente ligada ao conjunto de valores pessoais a ponto de exercer influência em todo o sistema empresarial.

O desenvolvimento do processo motivacional na organização é o elemento chave de uma gestão estratégica e de resultados. Seu grande diferencial se dá por meio do equilíbrio da capacidade produtiva e da motivação dos trabalhadores. Este, porém não ocorre sem um conjunto claro e expressivo de valores.

Os valores são entendidos como uma crença no que é valioso ou relevante princípios ou padrões considerados importantes por determinada pessoa ou grupo. Cada organização define seus valores no que considera merecer mais atenção.

Volpato (1998, p.82) afirma que para conhecer quais são os valores numa organização é necessário entender o que baliza as prioridades e caminhos que se desejam seguir na busca de seus objetivos, ou qual a visão de futuro da organização com relação aos seus colaboradores e consigo mesma.

Entende-se que o processo motivacional deve estar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com