TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA EMPRESARIAL RELATÓRIO FINAL

Por:   •  3/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.289 Palavras (18 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 18

 LOGÍSTICA EMPRESARIAL

RELATÓRIO FINAL

RELATÓRIO FINAL – 1º PROBLEMA

PROBLEMA INICIAL:

“Um empresário da região da Chapada Diamantina está interessado em investir na fabricação de cervejas artesanais, inicialmente pensou em produzi-las e vendê-las para algumas regiões do Brasil. A análise da viabilidade inicial deste investimento mostrou-se interessante, porém não há dados suficientes sobre o processo de compra dos insumos dos fabricantes nacionais e estrangeiros. Estes insumos são divididos por categoria de cerveja a ser produzida. Cada categoria possui um número elevado de opções relacionadas a custos, modelos de garrafa e rótulo, fornecedores e origens dos insumos, tornando extensa a lista de itens possíveis para compra extensa. A experiência deste empresário é limitada neste aspecto e ele contratou uma consultoria (os alunos) para auxiliá-lo.”


Sumário

1.        Local (Chapada Diamantina x Porto Seguro)        4

1.1.        Opção 1 - Chapada Diamantina        4

1.2.        Opção 2 - Porto Seguro        4

2.        Tipos de cerveja a serem produzidas (Ale ou Lager)        5

2.1.        Processo de fabricação        6

2.2.        Marcas        7

2.3.        Preço e vendas        7

3.        Fornecedor        7

3.1.        Matéria Prima (Bahia Malte)        7

3.2.        Origem dos insumos        7

3.2.1.        Água        7

3.2.2.        malte        7

3.2.3.        lúpulo        7

3.2.4.        levedura        7

3.3.        Equipamentos (Bahia Malte)        7

3.4.        Embalagens e rótulos (Aqua Mineira)        7

4.        Investimento (Montar fábrica ou alugar espaço pronto)        7

4.1.        Custos de equipamento        7

4.2.        Custos de aluguel        7

5.        Estudo de casos reais        7

6.        Conclusão        8

7.        Referências        9


RELATÓRIO FINAL – 1º PROBLEMA

  1. Local

  1. Opção 1 - Chapada Diamantina

[pic 1]

  1. Opção 2 - Porto Seguro

[pic 2]

  1. Público consumidor
  2. Distribuição
  1. Tipos de cerveja a serem produzidas

Aos poucos vem crescendo o consumo e o interesse do brasileiro nas Cervejas Artesanais. Hoje, no mundo, existem aproximadamente 120 tipos de cerveja. Em suma, o que diferenciam as cervejas entre si é sua receita (leveduras, maltes e lúpulos) e o modo como elas foram fermentadas, qualquer alteração nas quantidades de seus ingredientes podem mudar seu estilo.

Para facilitar essa classificação, os cervejeiros dividiram as cervejas em três grandes grupos quanto à fermentação: alta fermentação (Ale), baixa fermentação (Lager) e as cervejas de fermentação espontânea (Lambics).

ALE: São cervejas mais complexas e frutadas que requer mais técnica e experiência do cervejeiro, possuem uma grande variedade de sabor e aroma. São produzidas em com alta fermentação a uma temperatura de 20°C.

Tipos:

  • Stout: Cerveja mais escura e encorpada, com alto teor alcoólico e sem aroma, porém apresenta um gosto forte (malte torrado). A Mãe Preta é um exemplo desse subgrupo;
  • English Pale Ale: Popular na Inglaterra possui um sabor amargo e não apresenta colarinho devido à baixa quantidade de gás carbônico em sua produção. Fuller’s ESB (inglesa) representa um exemplo desse grupo;
  • Trapista: Cerveja com sabor muito forte e alto valor agregado o que dificulta sua importação. Essa cerveja é produzida por monges ligados a Igreja Católica, por isso apresenta alto valor.

LAGER: São cervejas de baixo teor alcoólico e produzem colarinho. São produzidas em baixa fermentação a temperaturas de 10°C. As cervejas Lager's são as mais consumidas do mundo e, em comparação aos outros grupos, são as mais leves.

Tipos:

  • Pilsen: Cerveja clara e saborosa, com colarinho expressivo e sabor amargo devido à presença mais significativa do lúpulo;
  • American Lager: Mais conhecidas como Pilsen, porém são mais aguadas com aroma discreto e espuma clara. Brahma, Skol, Antártica e Kaiser aparecem nesse grupo;
  • Schwarbier: Cerveja escura com aromas e sabores expressivos. Um exemplo desse grupo é a cerveja Ouro Preto.

LAMBICS: São cervejas produzidas em Bruxela, na Bélgica. Sua fermentação é bem peculiar (Fermentação espontânea) tornando seu processo demorado. Possui alto valor, consideradas cervejas mais caras do mundo, e apresentam sabores únicos. Esse tipo de cerveja não existe no Brasil.

[pic 3]

Figure 1 Fermentação Lager e Ale

O programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros, Beer Judge Certification Program (BJCP), catalogou uma infinidade de tipos e estilos de cerveja e posteriormente elaborou um guia de estilos e com base nas informações das cervejas como por exemplo cor, amargor, cheiro e sabor. Posteriormente essas informações foram reunidas formando “tabelas periódicas da cerveja”, como pode ser visto na imagem a seguir, auxiliando na identificação dos tipos e estilos de cerveja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (919.4 Kb)   docx (952.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com