TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA INTEGRAGA PRODUÇÃO e COMÉRCIO

Por:   •  17/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

LOGISTICA INTEGRAGA PRODUÇÃO e COMERCIO

Conceito.

A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compras e de produção.

No momento do suprimento de produtos e materiais, é indicado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transferência de prioridade de produtos acabados aos clientes. Assim, o processo tem duas ações inter-relacionadas:

  •  Fluxo de materiais.
  • Fluxo de informações.  

Antes de abordar cada fluxo, duas observações se fazem necessárias.

  • Primeira.

        A consideração de operações internas isoladamente é útil para mostrar a importância fundamental da integração de todas as funções e atividades envolvidas na logística. Embora essa integração seja pré-requisito para o sucesso, não é suficiente para garantir que a empresa alcance suas metas e desempenho.  Para ser totalmente eficaz no atual ambiente competitivo, a empresa deve expandir sua abordagem integrada para incorporar clientes e fornecedores. Essa extensão, por meio da integração externa, denominada gerenciamento da cadeia de suprimento.  

  • Segundo.

        A urgência de integrar necessidades e operações ocorre em todas as empresas, assim como em organizações do setor público. Empresas varejistas ou atacadistas, por exemplo, normalmente integram a distribuição física com o suprimento, visto que a fabricação tradicional não se aplica nesses casos.

        Não obstante (apesar), varejistas e atacadistas realizam o processo logístico de agregação de valor. O mesmo, se aplica a todas as organizações do setor público que fabricam produtos ou fornecem serviços.

Fluxo de Materiais

  • Podemos dizer que fluxo de materiais e um gerenciamento operacional da logística que abrange:

-                Movimentação e Armazenagem de materiais e produtos acabados;

-                As operações logísticas têm início com a expedição de materiais ou componentes de um determinado fornecedor, e terminam quando um produto fabricado ou processado é entregue a um cliente;

-                O processo logístico somente agrega valor a partir da compra inicial de materiais ou componentes, com movimentação do estoque quando e onde necessário.

Distribuição Física

  • Atividades relacionadas com fornecimento de serviço ao cliente, estas atividades incluem.

-        Recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem e manuseio e transporte dentro de um canal de distribuição;

-        Incluem a responsabilidade pela coordenação com o planejamento de marketing em áreas como;

-        Formação de preços, apoio promocional, níveis de serviços ao cliente, padrões de entregas, manuseio de mercadorias devolvidas (Recall) e apoio ao ciclo de vida;

-        O principal objetivo da distribuição física é ajudar na geração de receita, prestando níveis estrategicamente desejados de serviços ao cliente, ao menor custo final.

Apoio à Manufatura

  • Atividades relacionadas com o planejamento, a programação e o apoio às operações de produção que incluem.

-        Planejamento do programa mestre e a execução de atividades de armazenagem do estoque semiacabados, manuseio, transporte e sequenciamento de componentes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com