TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Generos

Seminário: Leitura E Generos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Seminário  •  4.941 Palavras (20 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 20

Leitura na escola

O texto traz os desafios que os professores enfrentam para inserir uma proposta inovadora de leitura nas escolas: que precisa ser uma forma de leitura participativa, onde o leitor de forma prazerosa e não obrigatória, possa escolher o que se quer ler.

A realidade antiga de leitura nas escolas primárias brasileiras era de uma leitura voltada aos materiais didáticos, livros enciclopédicos, textos e leituras de ensinamentos morais e cívicos. O que se faltava nesse modelo, no nosso ponto de vista era justamente levar em consideração o gosto individual de cada leitor (pois ninguém é necessariamente igual ao outro). E na inclusão da leitura em sala de aula deve-se levar em conta também, a vivência e a cultura de cada um, procurando sempre estimular o prazer de ler. A orientação com relação a esse novo modelo de leitura é bastante desigual em algumas escolas, existindo ainda muitos atritos entre o novo e o antigo método.

O que está se propondo é a biblioteca de classe, que é um acervo de livros organizados pela turma, onde assim cada aluno tem acesso a diferentes tipos de leituras, praticando o uso da língua. Essa prática não veio na realidade para substituir a biblioteca da escola, e sim para complementa-la; pois a biblioteca de classe traz uma maneira de se trabalhar também com revistas, gibis, romance, propor o prazer à leitura. As propostas são boas, as discursões são amplas; mas o tempo passa, as pessoas mudam e a metodologia de ensino deve de fato acompanhar essas mudanças, O que não se pode ainda acontecer é que dentro de um mundo globalizado, ainda fiquemos presos à antiguidade. E para que cada indivíduo consiga acompanhar tais mudanças, deve-se ter no mínimo a base para que se possa seguir em frente. E de que bases estão falando? A leitura e sua interpretação.

Alguns governos estaduais segundo o autor, já estão se atentando com relação a essas inovações, propondo assim ingressar nas redes escolares um ambiente de conhecimento, para convocar e estimular os alunos a uma aprendizagem mais coletiva e participativa. O Brasil precisa ler mais, a leitura nos abre horizontes, e nos proporciona condições para vivermos em uma sociedade mais participativa, mais culta e mais afetiva. Quem tem o habito de ler tem uma maneira diferente de ver o mundo, a leitura pode sim nos proporcionar clareza para opinar, para questionar, diferenciar o certo do errado e com isso almejar mudanças e ter mais objetividade para realiza-las. A biblioteca de classe traz consigo a garantia do direito da literatura na escola, com formação do leitor, não só a escola, como a sociedade também é um espaço necessário para orientar o aluno com a leitura, para que aja transformação do ser humano com a sua perspectiva de um mundo melhor que podemos alcançar com a leitura, quando a escola tem uma dedicação intensiva da literatura ocorre uma grande mudança na aprendizagem das crianças, os professores que gostam de ler vão fazer com que os seus alunos também sejam leitores, ou seja, o espaço escolar terá mudança em geral com relação à literatura, o livro é um objeto para circular além da escola na formação do leitor.

Quando o aluno domina a literatura ele tem a capacidade e a razão para discutir com coerência diversos tipos de assunto, pois o desenvolvimento do leitor traz consigo uma ampliação nos horizontes de conhecimento do leitor, as informações captadas são agregadas á sua “visão de mundo” o que lhe possibilita criar um ponto de vista individual para opinar em diversos tipos de questões e esse é o objetivo da biblioteca de classe como desenvolvimento do leitor. O projeto biblioteca de classe é um projeto que pode ser utilizado na escola apropriado para todas as turmas, mesmo os que ainda não sabem ler, o objetivo é especificar com circulo de leitura, tipo contação de histórias infantis desde já plantando essa semente para desabrochar essa ideia de um acervo na escola com várias opções como de leitura: livros de literatura infantil, gibis, revistas voltadas para o publico jovem e infantil, jornal diário e de ciência etc...

O objetivo é criar no aluno o interesse de ler a partir da utilização de um método que leva em conta o seu próprio gosto pessoal despertando o interesse próprio para que no futuro ele venha habituar-se a conviver lado a lado com a literatura para que aja desenvolvimento tanto crítico quanto intelectual.

“Nas escolas modernas, (...) a biblioteca é parte integrante e da mais alta relevância no organismo escolar. Nas escolas mais modernas se veem livros por toda parte, tendo-os os alunos com fartura à sua disposição, como acontece, por exemplo, nos Estados Unidos”.

(Campos, 1936:272 apud Mendes Filho, org. 1998). (1)

Gêneros textuais ou discursivos presentes na revista VEJA

Esse relatório consiste em apontar a grande variedade dos gêneros textuais, suas características e para que servem. Iniciaremos trazendo o conceito básico do que segundo dado encontrado dentro da pesquisa define-se como “gênero textual”.

‘’Os gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa. ’’ (Bakhtin)

Significa que, a cada vez produzo um texto, seleciono um gênero: em função daquilo que desejo comunicar; em função do efeito que desejo produzir em meu interlocutor; em função da ação que desejo produzir no meio em que me inscrevo.

Os gêneros textuais são inúmeros, tais como jornalístico, charge, carta, bilhete, bula de remédio, poema, etc... Dentre eles apontaremos os gêneros encontrados na revista acompanhados de um breve comentário com o levantamento de algumas questões referidas aos mesmos:

A notícia é um Gênero textual relatado, é um substantivo feminino e tem significado de informação, conhecimento, notificação. No âmbito da imprensa quer dizer o resumo de um acontecimento ou de um assunto. O noticiário na tv ou a noticia no jornal deve responder algumas questões, como: 1. Qual é o acontecimento; 2. Onde ele ocorreu: em que cidade, estado, país? 3. Quando aconteceu; que dia, mês, ano? 4. Por que aconteceu: oque está por trás? E 5. Quais foram as possíveis influências?

A notícia é composta de duas partes: a manchete e o texto.

Manchete: resume a noticia em poucas linhas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com