TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Pesquisas Acadêmicas: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Gisele Bressani Ferreira RA: 393581

Rosângela de Barros Pasquoto RA: 393624

Savana Santos Antelmi RA: 400155

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira de Sinais”, sob orientação do professor-tutor a distância Camila Melo Andriotti.

Araçoiaba da Serra

2012

Relatório 1: Analisamos a temática da surdez no primeiro momento sobre o aspecto médico. Vimos que o surdo era considerado por muitos como um deficiente mental. Na própria história da humanidade notamos que os surdos eram tidos como incompetentes, achavam que não desenvolviam o pensamento. Há também a classificação da igreja católica na idade média, que acreditava que a alma de um surdo não era imortal por não poder falar os sacramentos.

Podemos classificar a história dos surdos em três fases:

1. Revelação Cultural onde a maioria dos indivíduos surdos dominavam a arte da escrita, e há evidências de que antes do congresso de Milão haviam muitos escritores surdos, artistas, professores e outros bem sucedidos.

2. Isolamento Cultural que ficam isolados após o Congresso de Milão de 1.880, que proíbe o uso de sinais na educação dos surdos. E nesta fase as comunidades surdas resistem à imposição da língua oral.

3. Despertar Cultural que a partir de 1.960 começou uma nova fase com aceitação da língua de sinais e a cultura surda. Nas décadas de 80 e 90 o bilinguismo ganha força em todo o mundo. No Brasil o bilinguismo torna mais evidente mesmo à partir da virada do século. No ano de 2.002 foi sancionada a lei 10.436 de 24 de abril de 2.002, reconhecendo a Libras como meio legal de expressão. Utilizando o bilinguismo como regra, o surdo tem duas línguas, a língua L1 que é a língua de sinais como a língua materna e L2 que é a língua oral do país em que vive.

A identidade surda

A sociedade considera o surdo como um sujeito diferente linguisticamente, compreendendo como um indivíduo que lê o mundo numa experiência de cultura visual, não isolada, mas multi cultural. Ela não depende só do desenvolvimento da linguagem, não só da audição, mas dá oportunidade desse sujeito comunicar-se de forma adequada.

É possível que uma criança surda tenha o mesmo aprendizado que uma criança ouvinte, desde que tenha contato com libras. A linhagem de sinais é um passaporte para o universo social entre seus semelhantes.

As identidades surdas podem ser classificadas em:

• Identidades Surdas Flutuantes: são os que não se aceitam como surdos. Buscam a oralidade e utilizam a tecnologia da reabilitação;

• Identidades Surdas Embaçados: são os que não usam a língua de sinais e não conseguem compreender a fala. São tidas como deficientes.

• Identidades Surdas de Transição: são os que não conviveram com outros surdos. Estão se adaptando da comunicação visual/oral para visual/sinalizada.

• Identidades Surdas Diáspora: São os que vivem em constante mudança. De um grupo surdo para outro. Ex.: estado, país.

• Identidades Surdas Intermediárias: são os que têm entre o grau leve e o moderado. Utilizam aparelho auditivo e usam a oralidade. Se identificam com os ouvintes e não com os surdos.

Relatório 2:

Com as pesquisas dos filmes sugeridos, ficou claro que no conceito da surdez, esses indivíduos encontram muitas dificuldades, desde a correta avaliação dos médicos com respeito à deficiência da surdez e como se deve ser a educação da criança até a aceitação da família, em enfrentar a realidade e decidir o melhor método de ensino da linguagem. Vimos que a criança surda deve, desde cedo, ter contato com outras pessoas surdas para que não se sinta só e que possa desenvolver a linguagem de sinais. Fez com que abríssemos os olhos para o preconceito, pois ele existe. O fato é que não devemos fazer com que eles se adaptem ao oralismo e sim que a maioria se adapte a eles, dando condições para que possam socializar de um modo geral. Atualmente os surdos procuram conviver em sua comunidade por achar difícil a interação com os outros, havendo um apartamento sociocultural. Fica claro que estamos no início da adaptação do bilinguismo e que se têm desmistificado a libras. Proporcionando o acesso de toda população à educação de libras, haverá realmente a inclusão social de surdos.

Relatório 3:

De acordo com o nível de aprendizado do aluno podem ser utilizados textos produzidos pelos alunos com os professores, dividindo em cartelas e cartazes com letras de impressão e ilustradas com figuras e sinais de libras. Podem ser utilizadas fichas com vocabulário e linguagem de sinais, formando um dicionário visual. Na apresentação do cartaz pode-se ler em libras ou leitura oral, primeiro pelo professor e após pelos alunos.

Utilizaremos uma maquete de uma casa com miniatura de móveis, bonecos, que representem personagens do dia a dia que servirá para vivência dos alunos, associando cada objeto com seu respectivo sinal.

Aplica-se também o ditado oral em libras, ajudando na socialização do aluno surdo junto aos ouvintes.

Relatório 4: Os materiais necessários para que a atividade planejada possa ser preparada e posteriormente executada, são:

Cartolina, papel sulfite, imagens impressas, cola, lápis de cor, caneta hidrográfica, tesoura, fantoches, miniaturas de móveis (brinquedos).

Relatório 5:

Concluímos que estamos evoluindo a passos curtos no quesito da inclusão dos surdos na sociedade. Vimos também que nós como ouvintes é que temos que nos adaptar com a cultura surda. É possível que a criança surda tenha o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com