TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Exam: Libras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Exam  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que os pilares da educação bilíngue (língua de sinais e língua portuguesa/modalidade escrita) defende de acordo com os pressupostos da educação inclusiva? Justifique sua resposta.

2) Foi apresentado na unidade 2 que, a prevenção e a detecção precoce da deficiência auditiva ainda são as melhores atitudes a se tomar, identifique nos três níveis de prevenção duas ações que podem ser desenvolvidas em cada um desses níveis.

Repostas:

1- Os pilares da educação bilíngue para surdos defendem os direitos e a necessidade desses indivíduos adquirirem a língua de sinais como primeira língua no contato com surdos adultos usuários dessa língua e a língua majoritária do país como segunda. A educação bilíngue, ou o bilinguismo, tem como objetivo educacional tornar presentes duas línguas no contexto escolar, no qual estão inseridos alunos surdos. Além da presença da língua de sinais, o currículo de uma escola bilíngue deve se orientar, também, pelas questões sociais, políticas e culturais da comunidade surda.

2- Atenção primaria: é a parte de promoção à surdez, ou seja, as ações que antecedem o problema da surdez:

- Campanhas de vacinação para jovens contra rubéola;

- Campanha de vacinação infantil contra: sarampo, meningite, caxumba e etc;

- Palestras e orientações as mães;

Atenção secundária: é a fase de prevenção à surdez, ou seja, período de identificação e de tratamento precoce dos distúrbios da audição:

- Estar atento ao desenvolvimento da audição, fala e linguagem da criança, não deixando para mais tarde uma consulta com o médico a fim de esclarecerem suspeitas quanto a normalidade de seu desenvolvimento;

- Participar de programas de triagem auditiva em maternidades, unidades básicas de saúde, creches e escolas.

Atenção terciaria: nessa fase a surdez já foi diagnosticada e começa o tratamento, refere-se às ações que limitam as consequências do problema de surdez e melhoram o nível de desempenho da pessoa, como educação especial:

- escolha de uma escola que siga o bilinguismo;

- Aprendizagem da língua de sinais;

- Convívio com adultos surdos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com