TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Resenha: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  234 Visualizações

Este artigo tem por finalidade evidenciar a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para o desenvolvimento do surdo fazendo uma abordagem de sua origem enfatizando a importância do estudo da mesma e do seu ensinamento das escolas, especificamente na Escola Municipal Geraldo Caldani, situada em São Miguel do Iguaçu. Este artigo teve como objetivo promover a sociabilização de deficiente auditivo em uma sociedade dominante, a qual encontram-se educadores não qualificados nesta área de ensino e ambiente inadequado para o entendimento necessário do aluno em estudo, relevando as maiores dificuldades dos professores e quais as influências no processo ensino - aprendizagem que envolvem os pais.

Baseando-se no princípio “igualdade de oportunidade” e “educação para todos”, é que se questiona a escolarização aos alunos considerados portadores de necessidades especiais, e um compromisso assumido pelo Brasil no combate a exclusão de toda e qualquer pessoa no sistema educacional de ensino.

Obviamente enfrenta-se um desafio, tomar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo. Sabe-se que muitos obstáculos são encontrados, particularmente sobre os princípios da educação inclusiva para que atenda as especificidades de cada aluno portador de deficiência auditiva, mas para que haja uma verdadeira inclusão, é preciso que os professores também tenham apoio dos familiares do portador de deficiência, promovendo a acessibilidade do mesmo em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivos a autonomia e o espírito critico criativo e passe a exercer a sua cidadania.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com