TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Monografias: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Nome RA E-mail

Sueli Aparecida Ferreira 428793 Sueclara14@gmail.com

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de língua brasileira de sinais, sob orientação do professor-tutor presencial: Regina Aparecida Ragazzi e professor-turor à distância: Ma. Kate M. Oliveira Kumada.

Araçoiaba da Serra

2013

RESUMO

O presente trabalho visa demonstrar que a língua brasileira de sinais, é o meio que os surdos usam para se comunicar entre sua cultura e também fora dela, dependendo do entendimento de outras pessoas em relação a essa língua. A relação da inserção dessas pessoas com as ouvintes, e como é visto diante da sociedade essa inclusão.

Demonstra as várias dificuldades de um surdo antes e hoje; a aceitação não era feita pela sociedade; os surdos eram vistos como pessoa retardadas, e sofriam constrangimentos contínuos vindo da comunidade que viviam, e também da própria família que não sabia como lidar com essa situação.

Aborda estudo sobre um problema antigo e que vem ganhando força e espaço com o passar dos anos.

Palavras-chave: inserção, inclusão, discriminação, interação social, diferenças, sociedade e educação.

ABSTRACT

This study aimed to demonstrate that the Brazilian Sign Language is the means that deaf people use to communicate between their culture and also beyond, depending on the understanding of others in relation to that language. The relationship of the insertion of these people with the listeners, and as seen on this insertion in society. Demonstrate the various difficulties a deaf before and today, the acceptance was not made by the company; deaf person were seen as retarded, and suffered continuous constraints come from the community they lived in, as well as their own family did not know how to handle this situation.

This study demonstrated that it is an old problem and has been gaining strength and space over the years.

Keywords: integration, inclusion, discrimination, social interaction, differences, society and education.

Sumário

1. Introdução................................................................................................. 2

2. A cultura surda e seus aspectos............................................................... 2

3. Meu nome é Jonas.................................................................................... 3

4. Educação para surdos, para todos.......................................................... 4

5. Portal de ajudas técnicas para educação................................................ 5

6. Processo de inserção da criança surda em classe de criança ouvinte....................................................................................................... 6

7. Considerações Finais................................................................................ 7

8. Referências Bibliográficas....................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: LIBRAS

Este trabalho mostra a importância da relação e interação das pessoas ouvintes e as não ouvintes.

Demonstra como a cultura surda vem ganhando seu espaço com o passar do tempo, e também da forma como os ouvintes estão interagindo de maneira mais correta com essa cultura, além da inclusão esses ouvintes estão proporcionando uma vida melhor e motivando cada vez mais essa cultura surda, mas inda vale lembrar que esta muito além do que se precisa melhorar para essa inclusão ocorrer de forma justa e satisfatória para todos.

Tudo esta nas mãos dos órgãos públicos vigentes, que muitas vezes apenas viram as costas para estes e muitos outros problemas.

2. A CULTURA SURDA E SEUS ASPECTOS

O termo surdo hoje ainda é visto pelas pessoas ouvintes como uma pessoa com deficiência, necessidade de normatização a cultura, essas pessoas surdas são taxadas como sendo diferentes linguisticamente, elas leem o mundo numa experiência visual e não auditiva e também é considerado um ser multicultural.

A formação da identidade surda não feita por meio da linguagem, mas sim por instituições capacitadas que utilizem os métodos de ensino adequados ao surdo, que é por meio de sinais e desenhos.

A criança surda tem a mesma oportunidade de aprender de uma criança ouvinte, desde que tenha contato imediato com a língua brasileira de sinais o mais rápido possível, essa educação não se trata de uma educação isolada, mas sim diferenciada; o meio utilizado para construir a identidade é o da visão e não por meio da fala/audição, a identidade nesse contexto é interativa e social, se construindo através da semelhança com o outro, essa identidade se assemelha a construção e associação de um determinado grupo.

Esses grupos de surdos vivem com medo da discrinação que ainda é muito grande nos dias de hoje, tanto para se relacionar entre amigos ou também em um par romântico por se considerarem diferentes do outro indivíduo. A língua surda se legitima por meio da língua surda.

Ainda existem varias formas de surdos: as que convivem com a cultura ouvinte (flutuante), os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com