TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Ensaios: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado a seguir relata sobre a surdez. A história e seus aspectos abrangentes deste tão desconhecido tema.

Com o passar do tempo, a comunicação através de gestos foram aperfeiçoando-se, hoje a conhecemos como LIBRAS.

No Brasil, essa linguagem de sinal é bem utilizada. Hoje há integração nas escolas, mas nem sempre foi assim, no decorrer de sua história, que começa no tempo da Grécia antiga, o medo do desconhecido e ignorância discriminatória puniam famílias por terem filhos surdos onde nem poderiam assumir seus bens.

Nos tempos atuais, infelizmente as leis que deveriam apoiar estes que tem direitos iguais a nós são escassas.

Nós como futuros educadores devemos saber que a tarefa da educação, é dar condições para que o ser humano se desenvolva e aprenda, nosso papel é dar a oportunidade para que ele adquira habilidades e conhecimento e ocupa, seu lugar como cidadão, conhecendo os direitos que tem. A inclusão para com alunos portadores dessa necessidade exige da escola, profissionais com preparo e aperfeiçoamento.

A escola para receber alunos com necessidades especiais deve reconhecer as diferenças nas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos seres humanos, o que enriquece seu conhecimento do processo educacional.

Temos por finalidade, esclarecer o papel da escola e dos profissionais que irão receber a criança com necessidades educacionais especiais, pois o processo de inclusão é essencial à união entre profissionais e familiares, para essa realização do programa educacional.

Esperamos que você tenha uma ótima leitura.

2. DESENVOLVIMENTO PARA AS ETAPAS DA ATPS

Nossas pesquisas foram baseadas em sites, artigos, jornais e livros, a equipe trabalhou junto sempre com grande orientação de um para com outro, para os esclarecimentos do tema abordado, buscamos o máximo de informações colocando em debate os pontos fortes, para as etapas de cada ATPS, esse trabalho muito enriqueceu nosso conhecimento e vamos levar conosco para nossas vidas pessoais e profissionais.

3. O QUE É SURDEZ?

Podemos chamar de D.A. Deficiência Auditiva, mais conhecida como surdez é dado o nome pela impossibilidade ou dificuldade de ouvir, a causa pode ser durante a gestação ou após o nascimento, essa deficiência pode variar de grau mais leve a mais profunda, ou seja, a criança pode ouvir sons fracos, como não ouvir som algum.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2006) – OMS, explica que existem dois tipos de surdez, a surdez condutiva (transmissão), tem origem no ouvido médio ou externo e pode ser alterada através de intervenção médica ou cirúrgica e a surdez neuro-sensorial (percepção) é originada no ouvido interno ou nervo auditivo que liga o ouvido ao cérebro e é permanente.

A menor ou maior capacidade de ouvir sons, chamamos de grau da surdez e é definida em função da diferença, medida em decibéis (dB). De acordo com a diferença obtida nos testes audiométricos, o grau de surdez é classificado como ligeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com