TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras

Exames: Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos sobre o desenvolvimento da criatividade da criança às práticas artísticas relacionando as memórias escolares de cada integrante. Compreendendo que as atividades artísticas contribuem para apurar a percepção do mundo exterior. A dança, a musica, as artes visuais, o teatro possibilitam que a criança estabeleça vínculos sociais com seus semelhantes, permitindo a descoberta de sua personalidade, e levando-a a aprender a viver em sociedade e se preparar para as funções que assumirá na idade adulta. Também foi elaborado um plano de aula mostrando a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de artes para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil. Pois na Arte desvendamos ou descobrimos o mundo recriando-a de outra maneira e em outra dimensão.

MEMORIAS ESCOLARES DE CADA INTEGRANTE DO GRUPO

Suelen Silva de Souza

Na época da escola recordo que produzimos uma peça teatral, na aula de Educação artística, a produção ficou a critério da nossa criatividade. A peça foi feita na sala de aula, utilizamos um pano preto grande e esticado, onde ficamos atrás e os objetos que serviram de apoio na hora da apresentação. Só ouvia a fala dos personagens e os sons dos objetos apresentado na narrativa. Naquele momento fazíamos o nosso próprio mundo.

Goreth de Nazaré Cruz Castro

Na minha epoca de estudante do ensino infantil utilizavamos varios trabalhos manuais, construiamos mozaicos feitos de recortes de revistas, desenhos feito com recortes de papel e pinturas com tinta.Me recordo de utlizar o lapiz de cera ralado para fazer papel de carta.

Sebastiana

No meu tempo de estudante faziamos atividades de desenhos com tinta e massinha misturavamos as massinhas coloridas modificar as cores.

Passo 2

Segundo os relatos de cada integrante de nossa equipe, acreditamos que pode favorecer o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos. Pois a arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo. Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação.

Em cada trabalho artístico é percebido certa tendência, um estilo de época marcado por fatos que atingem a sensibilidade do artista. Estas atividades fazem com que os alunos assimilem tais normas de formação das imagens e recriem em seus trabalhos.

Para tanto é fundamental o papel da escola ao trabalhar com os conhecimentos necessários ao aluno, para que este reconheça e interprete na obra de arte, a realidade humana - social. Nós, educadores, temos sempre que utilizar os recursos disponíveis e imaginar outros para que a arte na escola não fique reduzida às atividades de coordenação motora, decorativa ou um mero passatempo.

Os alunos ao desenvolverem trabalhos artísticos por meio das linguagens da música, artes visuais, dança, teatro e códigos podem aprender uma pluralidade de significados, de interferências culturais, econômicas, políticas ativante nessas manifestações culturais.

QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Arte sempre teve seu papel fundamental, independente do período histórico (pré-história até contemporaneidade), nos dias de hoje um dos papeis principais da Arte é a de expressar os sentimentos seja qual for às linguagens artísticas utilizadas. A arte abrange o pensamento humano, expressando e despertando a senso criativo, o olhar estético, e a compreensão de fatos.

Nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.

É importante que os alunos interajam com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte, experimentando-os de modo individual e coletivo, isto faz com que articule a percepção, a imaginação, a leitura e a produção artística nas diferentes linguagens. Por isto o uso de imagens pode favorecer uma compreensão mais ampla, fazendo com que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade, seus conceitos e se posicione criticamente em qualquer situação.

O ensino de artes pode favorecer a compreensão dos elementos imanentes da obra, exigindo um esforço dos sujeitos envolvidos nesse processo de aprendizagem. Tal esforço é fundamental para o desenvolvimento do pensamento e da reflexão e, portanto da autonomia.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA?

A educação em artes visuais visa informar sobre conteúdos e experiências relacionadas aos materiais, às técnicas e as formas visuais de diversos momentos da história e dos artistas, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal. Criar e perceber formas visuais implica trabalhar frequentemente com relações entre os elementos visuais da composição plástica, tais como (ponto, linha, cor, luz, etc.).

As atividades que envolvem música e dança, contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade e criatividade.

A música, em si, possibilita a abordagem de diversos conteúdos e atividades de forma mais interessante e criativa. Os alunos memorizam a música e ao mesmo tempo o conteúdo através do ritmo e da forma agradável como está sendo transmitido tal assunto. A dança é a arte pela qual expressamos nossas emoções por meio de movimentos corporais. No entanto podemos pensar a dança como um mecanismo privilegiado para estimular os alunos a conhecer formas expressivas de pensar e compreender, a partir da atividade física de se mover.

O teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental é muito importante. O teatro ajuda na cooperação e na socialização, as crianças brincam com todos da sala, sem discriminar alguém, pois envolve o grupo inteiro. As atividades de teatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com