TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras oral

Tese: Libras oral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Do Ceará

Instituto UFC Virtual

Licenciatura em Matemática

Libras

(Portfólio _ Aula 01)

Oralismo

O Oralismo defende a integração da criança surda na comunidade de ouvintes, dando a essas crianças condição de desenvolver a linguagem oral. Pois para alguns defensores dessa filosofia, a língua oral é a única forma de os surdos se comunicarem. De acordo com a filosofia oralista, a surdez é uma deficiência que poderia ser minimizada através de uma estimulação auditiva. Estimulação essa que possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e de certa forma integraria a criança surda na comunidade ouvinte.

De modo geral, podemos dizer que no Oralismo, métodos de comunicação, como gestos, língua de sinais e alfabeto digital são proibidos. Essa filosofia defende que a criança receba a linguagem oral através da amplificação sonora e da leitura labial, e se expresse utilizando a fala.

Comunicação Total

Essa filosofia preocupa-se com os processos de comunicação surdo-surdos e surdos-ouvintes, defendendo a incorporação de modelos auditivos, orais e manuais, para garantir que as pessoas surdas se comuniquem de modo eficaz.

Na comunicação total, também há uma preocupação que a criança surda aprenda a língua oral, mas não a defende como a única forma de comunicação. Acredita-se que aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não devem ser ignorados. Deve-se utilizar de qualquer recurso visual que facilite a comunicação.

Por se tratar de uma filosofia que busca a utilização outros recursos, além da língua oral, propiciando uma melhor comunicação, essa abordagem vem sendo adotada em escolas do Brasil, recentemente.

Bilinguismo

Inclusão

A inclusão das crianças surdas no processo educativo, mostrou que a surdez não está acompanhada de déficit de inteligência. Elas não desenvolviam sua inteligência devido à dificuldade de comunicação com ouvintes, e dos poucos estímulos que recebiam. O desenvolvimento de línguas de sinais, possibilitou a real inclusão dessas crianças. Inclusão essa, que trouxe vários benefícios, não só para os surdos, que estão sendo tratados de forma correta, como para a comunidade em geral. Pois as crianças ouvintes que desde cedo convivem com crianças surdas vão aprendendo a se comunicar com elas, e consequentemente as crianças surdas não se sentirão isoladas, por tem com quem se conversar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com