TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Em Gestão Escolar

Exames: Liderança Em Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 11

LIDERANÇA EM GESTÃO ESCOLAR – HELOÍSA LÜCK

A EXPLICITAÇÃO DO SIGNIFICADO DE LIDERANÇA

Significado depende das perspectivas adotadas para analisar suas expressões no âmbito das organizações e grupos sociais.

Segundo Katz e Kahn, em seu trabalho publicado em 1966, sobre a psicologia social da organização, indicaram que se trata do âmbito mais usado em termo de organização, e que talvez nenhum outro âmbito tenha sido usado com tanta importância de significado.

A evolução da gestão educacional que ganha evidência na literatura sendo reconhecido como base fundamental para organização das unidades e mobilização dos profissionais para melhoria da qualidade de ensino.

Alguns elementos emergem como características comuns de atuação de liderança efetiva e que, portanto, compõem o seu significado:

• Influência sobre pessoas, a partir de sua motivação para uma atividade;

• Propósitos claros de orientação, assumidos por essas pessoas;

• Processos sociais dinâmicos, interativos e participativos;

• Modelagem de valores educacionais elevados;

• Orientação para o desenvolvimento e aprendizagem contínuos.

A liderança corresponde a expiração, pela ação motivada de um sujeito que se inspira e atua em acordo com essa inspiração.

Liderança é um conceito complexo que abrange um conjunto de comportamentos, atitudes e ações voltadas para influenciar pessoas e produzir resultados.

Ao longo da história constatamos grandes esforços para melhoria da qualidade de ensino.

A autora faz alguns aspectos relacionados com liderança: liderança e poder, liderança e desenvolvimento e liderança e controle.

Estrutura hierárquicas, em geral burocratizadas, no entanto, no entanto, tendem a se transformar e a desaparecer, tendo em vista sua inabilidade em fazer face às novas e rapidamente mutáveis circunstâncias do mundo atual.

Estruturas democráticas, por outro lado, as decisões são tomadas com a participação dos membros da organização, de forma compartilhada, o que pressupõe o compartilhamento da liderança.

Pode-se afirmar, que considerar a liderança em associação exclusiva à estrutura organizacional corresponde a uma contaminação do conceito, com elementos que não lhe são próprios.

1.1. DIMENSÕES DA LIDERANÇA EXPRESSAS EM UMA NOVA ADJETIVAÇÃO

Identifica-se a ocorrência de diferentes enfoques, em resposta à necessidade de atualização das organizações, para vencer novos desafios.

“Descobrir novos caminhos para a construção de um mundo mais promissor, que possa evoluir de forma humana, considerados os recentes paradigmas holístico e ecológico.” (Fernandes, 2001, p. 19)

Cabe ao gestor em que momento ou lugar utilizar de um ou outro modelo de liderança, como: transformacional, transacional, compartilhada ou distribuída, coliderança, educativa, integradora ou holística.

LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL – Liderança orientada fortemente por valores, integridade, confiança e um sentido de verdade, comungado por todos em uma organização, que oferecem uma visão transformadora de processos sociais e da organização como um todo.

LIDERANÇA TRANSACIONAL – Focaliza muito mais as interações das pessoas e estilos de relacionamento mantidos por elas, como forma de promover a unidade da organização e melhores condições de realização de seus objetivos.

LIDERANÇA COMPARTILHADA – Indicada também, como distribuída, está inserida no conceito de Gestão Democrática, a tomada de decisões é disseminada e compartilhada pelos participantes da comunidade escolar, as pessoas tem liberdade, sentir-se a vontade também é algo que faz parte, podem agir criativamente, a fim de promoverem a realização dos objetivos da organização.

COLIDERANÇA – A coliderança é exercida pelos vice-diretores, diretores, auxiliar de diretores. Estes profissionais exercem por responsabilidade seu papel pela liderança geral da escola, conseguindo atingir seus objetivos. É da coliderança que se destaca a compreensão da importância da liderança, que é um processo e não uma posição ou cargo que eles podem estar associados. Uma dinâmica que cita ela é lecionado pela liderança, a importância do ambiente, do espaço da escola, de um espaço para o outro. A liderança pode ser exercida em uma série de fatores. Exemplo: sejam pessoais, ou sejam contextuais e pela coliderança e liderança compartilhada, por esses meios que formam os resultados do aprendizado dos alunos.

LIDERANÇA EDUCATIVA – A liderança educativa é formada nas escolas, no aprendizado educativo, acompanha-se o aprendizado profissionais, no seu próprio processo de aprendizados dos alunos, isso quer dizer o “líder educativo”, aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos.

LIDERANÇA INTEGRADORA OU LIDERANÇA HOLISTÍCA – Como em qualquer segmento, com o decorrer do tempo o papel do líder sofreu mudanças. Hoje o líder não é mais um realizador do tipo que dizia "quer bem feito faça você mesmo", passou a ser um catalisador. Ele precisa saber motivar as pessoas a sua volta para que elas desejem realizar as tarefas que ele precisa que façam. O princípio norteador da liderança integradora ou holística é de que o trabalho educacional, assim como todo processo sociocultural, se realiza numa dinâmica, de eventos inter-relacionados. Esses tipos de liderança, eles são capazes de averiguar em específicas situações em conjunto de liderança. Quer dizer, as adjetivações para o esforço de liderar pessoas, isso quer dizer que as empresas precisam ser os verdadeiros líderes de equipe. Para liderar não basta apenas ter conhecimento técnico, é preciso saber liderar pessoas, que diferentemente de máquinas, têm sentimentos. O poder de liderança é quando as pessoas são motivadas pelo seu trabalho e ganham confiança no que esta fazendo.

É importante a dinâmica, ver todo um conjunto de liderança do processo sócio educacional, estabelecendo relações no conjunto de liderança no efeito abrangente e consistente. Os diretores das escolas se omitem em utilizar o poder, eles deixam de exercer a liderança inerente a seu cargo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com