TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Liderança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

LÍDER / LIDERANÇA

A palavra escolhida foi LIDERANÇA que está automaticamente ligada ao LÍDER que é o individuo responsável por desenvolver essa ação. O site de busca utilizado para pesquisa é um dos mais conhecidos, o GOOGLE, dentre os principais resultados, destaco:

- Liderança – Wikipédia;

- Monografia apresentada pelos alunos do curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia;

- Artigo do portal CMC (Comunicação e Comportamento) – “Liderança: um papel a ser exercido, não um cargo” de Carlos Cruz;

- Artigo “Definição de Liderança” de Carlos Alberto de Farias;

- Artigo “Os 12 maiores atributos da liderança” de Luiz Almeida Marins Filho.

O líder tem importante função dentro das organizações, é responsável pela condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, ou seja, é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que eles contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Para ser um líder, é preciso mais do que saber delegar tarefas, deve-se aproveitar o melhor que as pessoas podem fazer. É perceber as qualidades dos outros, ter coragem para colocar em prática suas idéias. O líder é aquele que faz com que sua equipe trabalhe de forma harmônica para que desempenhem um bom trabalho.

Segundo o escritor americano Tom Peters, especialista em gestão empresarial: “A liderança difere do gerenciamento, sobretudo em listas de afazeres. Liderar é saber como explorar os mananciais da motivação humana - e também conhecer a base do relacionamento com os colegas".

O líder difere-se dos chefes em alguns aspectos, mas isso não quer dizer que chefes não possam ser também líderes. Normalmente, os chefes inspiram medo, o líder entusiasmo, o chefe é mais individualista, o líder preza pelo coletivo, o chefe conduz as pessoas, o líder procura aconselhar, além da forma que distribuem as tarefas.

Existem quatro tipos de liderança (Autocrática, Democrática, Liberal e Paternalista) e cada um desses tipos possui uma característica peculiar.

Tipos de liderança e suas características

Liderança autocrática: tem como principal característica o foco nas tarefas e sem levar em consideração a opinião dos liderados, também conhecida como liderança autoritária.

Liderança democrática: considera a participação do grupo, nesse tipo de liderança o líder sempre procura consultar a opinião dos liderados.

Liderança liberal: como o próprio nome já diz é uma liderança que deixa a equipe livre para tomar decisões. Porém, pode parecer indicio de negligência, onde o líder deixa passar falhas sem corrigi-las.

Liderança paternalista: a relação entre o líder e a equipe é semelhante à de pai e filho. No âmbito profissional esse tipo de liderança não é adequado, pois um líder nessas condições pode acabar tomando partido dos liderados com quem tem mais intimidade.

Qualquer pessoa pode ser um líder,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com