TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  2/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

Dinâmica das Relações Interpessoais

Prof.ª Rita Karina N. Sampaio

São Paulo

2014


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

NOME                                                         RA

ANTONIO CARLOS DOS SANTOS      C03AFJ-1

CESAR AUGUSTO ZIGNAN                 C01HEE-7

ERICKSON TERUHICO MIYATA        C1394D-0

MARIELE NERY DE OLIVEIRA          C13AFH-0

JONAS DE FREITAS                              C33ICI-6

IZALEAN PINTO MEDEIROS              C34GDD-5

 


Resumo Cap. 7

Definindo motivação: Como um processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta.

Teoria clássica de motivação: Nenhuma necessidade pode ser totalmente preenchida, uma substancialmente preenchida não motiva mais.

Maslow separou as cinco categoria de necessidade em patamares superiores e inferiores, as necessidades fisiológicas e de segurança são consideradas necessidades de nível inferiores e aquelas relacionadas a estima, a vida social e a auto realização são chamadas necessidades de nível superior.

Teoria X e teoria Y: Douglas Mc Gregor propôs duas visões distintas do ser humano sendo uma basicamente negativa chamada teoria X, e a outra basicamente positiva chamada teoria Y.

Conforme a teoria X, os gestores acreditam que os funcionários não gostam de trabalhar já a teoria Y é totalmente oposto.

Teoria de necessidade: A teoria de necessidade de Mec Clelland foi desenvolvida por David Mec Clelland e sua equipe. Ela enfoca três necessidades:

  • Necessidade de realização: Busca da excelência, de realização com relação a determinados padrões, ímpeto para alcançar sucesso.
  • Necessidade de poder: Necessidade de fazer que os outros se comportem deum modo que não o fariam naturalmente.
  • Necessidade de afiliação: Desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.

Teoria do estabelecimento de objetivos: A teoria do estabelecimento de objetivos trabalha mais em cima de feedback, pois acredita-se que as pessoas trabalham melhor quando recebem feedback com relação a seu progresso, pois isso ajuda a perceber as discrepâncias entre o que fizeram e o que precisará ser realizado para alcançar o objetivo.

Teoria de reforço: teoria de reforço tem um histórico importante de previsões relativas a fatores com a qualidade e volume de trabalho, persistência de reforço, impontualidade e índices de acidentes.

Teoria da equipe/ justiça organizacional: lida com todos os quatros variáveis dependentes que são produtividade, satisfação, absenteísmo e rotatividade. Ela tem seu ponto mais forte na pesquisa sobre a justiça organizacional.

Teoria da expectativa: A teoria da expectativa trabalha mais focada na produtividade e rotatividade dos funcionários, mas ela parte do principio de que os funcionários enfrentam poucas limitações em sua autonomia de decisão. A teoria da expectativa tem seu valor porque as pessoas consideram os resultados esperando com relação a muitos comportamentos.

Estudo de caso

Fabrica das garrafas pet

Nesta fabrica, no setor de expedição, a operação de empilhadeiras era terceirizada, no momento em que esse ciclo teve fim alguns operadores tiveram a chance de serem efetivados diretos pela empresa, cinco operadores por turno mais o analista de estoque. Com isso abriu uma vaga para operador A, que significa abastecer as empilhadeiras com o sistema pit stop, consequentemente teria um aumento no salário de 30% (salubridade), foram  escolhido dois operadores para concorrer a vaga, teve um critério para a escolha, o operador mais velho de casa, esse operador ficou com a expectativa que a vaga já seria dele, mais isso não aconteceu, a vaga foi data para o outro operador, o chefe imediato foi questionado sobre essa decisão, já que já estava decidido por critério, a explicação dele foi que o operador escolhido pagava aluguel, tinha quatro filhos e não tinha carro, por isso ele havia tomado essa decisão escolha, humanamente uma atitude louvável, mais profissionalmente o operador em questão mais velho de casa não tinha culpa da situação do outro operador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (841.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com