TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1

Nome da Empresa: Tornearia Eireli

Região em que atua; Bauru e região.

Segmento da empresa;

Qual o produto/ produtos que comercializa; Carriola, torneiras, chuveiros, ferramentas, pregos, cimentos, tijolos, telhas, madeiras e etc....

Público Alvo; Empresas de construção civis e pessoas físicas.

Principais concorrentes. Empresas alocadas na região de Bauru de meio porte.

Principais fornecedores; Indústrias.

Matérias primas utilizadas: Ferro e madeira

Locais de Armazenamento; Barro ao lado da área de produtividade, local restrito pelo seu tamanho

Processo produtivo;

Levantar se utiliza transporte próprio ou de terceiros; Os transportes são terceirizados.

PASSO 2

De acordo com o mapeamento feito no passo anterior, verificamos a real situação da empresa, onde podemos observar e analisar os pontos fracos e fortes e onde podemos melhorar o desempenho para melhor atendermos nossos clientes e melhorarmos na qualidade do produto.

Em analise criteriosa encima dos dados coletados, podemos verificar que a empresa tem de melhorar na qualidade na linha de produção, onde estamos desgastando nossos colaboradores com retrabalho pois mais de 10 % das peças produzidas estão saindo com defeitos, afetando a linha de produção, faturamento, e prazo para entrega dos produtos.

PASSO 3

A Logística para pequenas empresas no dia de hoje, tem seu ponto referencial, sendo assim, com instrumentos para o aumento da competitividade em diversos setores da empresa, todas com o mesmo objetivo, ter o reconhecimento no mercado de trabalho. O mais importante, nesse caso, é o plano estratégico para contribuir para que a empresa consiga atribuir o maior valor possível entregue ao cliente, agregando também seu próprio valor.

As pequenas empresas têm como obrigação buscar fontes de distribuição mais ágeis, como propósito de prevalecer custos variáveis. Portanto, é necessário definir a proposta de valor, apurar os clientes alvo e planejar um sistema logístico que não hesita de entregar o valor proposto ao seu menos custo possível, e deixar de se levar por modismo. A utilização do sistema de informação e tecnologia mais avançada também favorece as atividades logísticas de suprimentos, produtos e distribuição para avaliar a redução de estoques e aumentar o nível de serviços. É imprescindível utilizar as previsões de compra por parte de clientes para programar a produção e comprar a materiais mais importantes. Entretanto, é importante frisar que as pequenas empresas tendem se a ter mais dificuldades com o fornecimento JIT. As empresas que trabalham com o JIT, têm habilidades mais nítidas, a implantação desse sistema internamente junto com o MRP são peças chaves para o mercado e o sistema de ponto de pedido. Muitas empresas conseguem vantagens em seu desempenho Logístico no que se refere-se custo e nível de serviços, utilizam planilhas Excel, o mais necessários neste caso, e fazem com que os dados sejam compartilhados pelas áreas de suprimento, produção e distribuição física, assim, proporcionando na produção grande melhoria de custos e nível de serviço, o que cooperará para que a empresa entregue realmente o valor proposto aos seus clientes e melhore o seu valor associado.

Pontos Positivos:

O produto da empresa é produzido de forma seriada, portanto dispensa o

Envolvimento da engenharia de produto em interface direta com a manufatura. Os processos e a metodologia já são conhecidos Os equipamentos e máquinas utilizados no processo de manufatura já estão definidos e possuem Instruções de trabalho que direcionam as atividades; (São produtos dedicados com operações tabeladas conforme equipamento a ser utilizado) ; Planejamento e controle de produção (PPCP) ficam próximos à cadeia produtiva, facilitando ações de remanejamento e flexibilização dos programas e facilitando novos direcionamentos de prioridades; Planejamento é diário, facilitando a reorganização das prioridades do cliente; A matéria prima utilizada em nosso processo produtivo está armazenada em almoxarifados internos em lotes que atendem demandas para a maioria absoluta dos itens fabricados no processo produtivo.

Pontos negativos:

Os tempos de processo de usinagem não são iguais, esta condição proporciona. Defasagens entre as etapas de manufatura e dificultando a operação em fluxo contínuo, por esta razão alguns estoques intermediários são necessários;

Para alguns produtos considerados “ESPECIAIS” – itens que não constam em tabelas de preço e são fabricados conforme pedido do cliente criasse a necessidade de emissão de compras fora do planejamento estratégico. O departamento de compras não fica localizado na mesma planta da unidade fabril e por esta razão alguns entraves burocráticos ocasionam atrasos por falta de Followup; Os equipamentos utilizados no processo produtivo são antigos e se encontram em estado crítico de manutenção. Estas situações ocasionam paradas imprevistas e mudanças repentinas que atrasam o processo produtivo; A falta de prática de manutenções preventivas agrava a situação do processo de manufatura, tendo em vista que não são sabidas as necessidades de adquirir itens de reposição. Esta situação gera necessidade de compras imediatas que por diversas ocasiões ficam sem serem atendidas por prazos de entrega do fornecedor acima do tempo necessário; Os pedidos dos clientes somente são atendidos quando fechados por completo (Não há faturamento parcial), esta condição se torna critica em razão da grande diversidade de produtos que são fabricados processos diferentes objetivando o fechamento completo do pedido.

Alto índice de Refugo;

Geração de estoques intermediários;*

Falta de itens de reposição de máquinas;*

Descentralização e burocracia para efetuar pedidos de compras;

Distancia entre os departamentos de compras e PPCP;*

Condições de máquinas ultrapassadas;

Máquinas paradas e horas improdutivas;

Diversidades de produtos para fechamento de pedidos de clientes; Faturamento de

Pedidos somente completos, sem flexibilização de entregas parciais;*

Acumulo de itens em estoques intermediários nos processos de fabricação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com