TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  2/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 15

Unitização de cargas e Otimização de carregamento

na transferência da fábrica para ARMAZÉNS

RESUMO

Este projeto tem o objetivo de fazer um estudo de unitização de cargas e a viabilidade de fazer transferência entre fábrica e armazéns somente em carretas SIDER. A metodologia utilizada para entender o cenário atual, foi através de pesquisas na  internet e em livros sobre assuntos relacionados à unitização de cargas. Com base nos estudos literários, foi realizado o levantamento das informações referente ao processo atual e ao procedimento de carregamento. Através da análise dos dados levantados, foi desenvolvido o estudo dos recursos disponíveis e construído um novo cenário com a unitização de cargas. No cenário atual, a transferência das cargas é realizada 70% paletizado e 30% a granel, utilizando somente veículos Trucks abertos e Sider. Em virtude de parte de a transferência ser a granel, compromete a produtividade de carregamento, sendo necessário um número maior de mão-de-obra efetiva. Através do confronto de resultados entre os dois cenários, conclui-se que com a implementação de unitização em realizar a transferência somente em carretas Sider obtêm redução considerável nos custos de frete e mão-de-obra.

      Palavras chaves: unitização, transferência, armazéns.

 Sumário

INTRODUÇÃO        

1.1 Apresentação do Tema        

Objetivo Geral        

Objetivos Específicos        

1.3 Justificativa        

1.4 Hipóteses        

1.5 Metodologia        

2. Referencial teórico        

2.1 Processos de Distribuição        

2.2 Unitização de Cargas        

Figura 1: Melhor utilização dos espaços verticais        

Figura 2: Maior Produtividade        

Inbound x Outbound        

Custo de transporte Fábrica x Armazéns        

Produtividade Homem/Hora        

Custos com Mão-de-obra        

Transferência somente em carretas        

Custo de transferência somente com carretas        

Produtividade Homem/Hora        

Custo com Mão-de-obra        

Conclusões de resultados obtidos entre os cenários        

INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação do Tema

No cenário atual a fábrica da Rigesa produz em escala para estoque e para garantia da entrega das embalagens para o cliente, onde tudo que é produzido fora da data de entrega exigida pelos clientes é destinado para armazéns externos das empresas que prestam serviços de transportes e armazenagens. No cenário atual a transferência é realizada com trucks abertos e sider, onde 70% são paletizadas e 30% das cargas são transferidas a granel. Com o estudo de unitização será possível visualizar redução de custo de transferência de cargas entre fábrica e armazéns.

Objetivo Geral

O projeto se dá na necessidade de unitizar todas as cargas, onde parte da transferência é realizada a granel e após os estudos de implementação, a transferência de cargas passará a ser totalmente paletizadas e somente em carretas reduzindo custos com transporte.

Objetivos Específicos

Estudar os custos (mão-de-obra, transporte) envolvidos na operação de transferência entre a fábrica e os armazéns terceirizados e confrontar os custos do cenário proposto.

1.3 Justificativa

Este trabalho se justifica pelo fato de  parte das cargas serem a granel demandando um tempo maior no processo de carregamento e descarregamento diminuindo a produtividade da mão-de-obra envolvida no processo e reduzir o número de viagens entre fábrica e armazéns utilizando somente carretas sider com cargas somente paletizadas.

1.4 Hipóteses

A hipótese que orienta o presente trabalho é possível ter economia através de uma nova dinâmica ou processo de unitização de carga.

1.5 Metodologia

A metodologia adotada baseou-se em pesquisas em livros e sites na internet sobre assuntos relacionados a unitização de cargas. O referencial teórico auxiliou a determinar as variáveis necessárias para realizar a análise do problema. Foram identificadas as seguintes variáveis:

* Volume de expedição diária

* Capacidade dos veículos truck / carretas

* Número de colaboradores atual

* Número de horas trabalhadas

* Número de colaboradores para o novo cenário

* Custo total de mão-de-obra no cenário atual x proposto

* Custo de transporte no cenário atual x proposto

As variáveis foram levantadas no setor de expedição da Empresa Rigesa Embalagens e Celulose LTDA.

Para avaliar a viabilidade ou não da operação proposta, foram levantados todos os custos envolvidos na operação e confrontados os cenários atual e proposto.

2. Referencial teórico

2.1 Processos de Distribuição

De acordo com Bertaglia (2003), este processo associa-se à movimentação física de materiais. Esse processo engloba atividades internas e externas, munidas de documentações legais.

Pode ser dividida em algumas funções tais como: recebimento e armazenagem, controle de estoques, separação de produtos, carga de veículos e transportes, devoluções de produtos entre outros.

Ainda segundo Bertaglia (2003, pg.169):

                                                              “A distribuição tem recebido especial atenção nos últimos anos e é reconhecida como um processo de suprema importância por parte das empresas privadas e publicas devido aos altos custos nela envolvidos e às oportunidades existentes para redução desses custos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (414 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com