TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Redes de sensores sem fio e RFID

As tecnologias móveis estão criando novas maneiras de trabalhar e produzir melhor em todos os departamentos de uma empresa.Além dos sistemas sem fio que acabamos de descrever,os sistemas de identificação por radiofreqüência (RFID) e as redes de sensores sem fio estão causando um impacto importante no mundo corporativo.

Identificação por radiofreqüência (RFID)

Os sistemas de identificação por radiofreqüência (radio frequency identification_RFID)representam uma poderosa tecnologia para rastrear a movimentação de mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos.os sistemas

Rfid usam minúsculas etiquetas com microchips embutidos que contêm dados sobre um item e sua localização; por meio dessas etiquetas,transmitem sinais de radio a curta distancia para leitores RFID especiais. Os leitores RFID repassem, então,os dados por rede a um computador que vai processá-los. Diferentes dos códigos de barra,as etiquetas RFID não precisam estar na linha de visão da leitora para serem reconhecidas.

O transponder,ou etiqueta RFID,é eletronicamente programado com informações (tais como um código de identificação eletrônico)capazes de identificar um item de maneira exclusiva.além de outras informações sobre o item, como sua localização,onde e quando ele foi fabricado ou seu estágio durante a produção.embutido na etiqueta está um chip que armazena esses dados. O restante de etiqueta é uma antena que transmite os dados para o leitor.

A unidade leitora consiste em uma antena e um transmissor de rádio com função de decodificação,anexados a um dispositivo de mão ou estacionário. O leitor emite ondas de rádio em um raio que vai de 2,5 centímetros até 30 metros,dependendo da sua potência de saída,da freqüência de radio empregada e das condições do ambiente circundante. Quando uma etiqueta RFID entra no raio do leitor,essa etiqueta é ativada e começa a enviar dados,o leitor captura tais dados,decodifica-os e envia-os de volta por uma rede sem fio ou cabeada até um computador hospedeiro,para posterior processamento (veja a figura 6.18). tanto as antenas quantas as etiquetas RFID podem ter uma variedade de formatos e tamanhos.

Os sistemas RFID operam em uma serie de faixas de freqüência não licenciadas em todo o mundo. Os sistemas de baixa freqüência (de 30 a 500 quilohertz) têm curto alcance de leitura (de alguns centímetros a cerca de um metro), custo de sistema mas baixos e , geralmente,são utilizados em aplicações de segurança,rastreamento de ativos ou identificação de animais. Os sistemas RFID de alta freqüência (de 850 a 950 MHz e 2,4 a 2,5 GHz)oferecem  alcances de leitura que podem ir além de 27 metros e são úteis em aplicações como monitoramento de vagões de trem ou coleta automática de pedágio em autovias e pontes.

No gerenciamento da cadeia de suprimentos e no controle de estoques,os sistemas RFID capturam e gerenciam informações mais detalhadas sobre itens em armazéns ou na produção do que os sistemas de código de barras.se um grande numero de itens for expedido de uma vez, os sistemas RFID rastreiam cada palete, lote ou até mesmo item unitários do carregamento. Os produtores que usam o RFID conseguem rastrear o histórico de produção de cada produto e,assim, entender melhor seus defeitos ou êxitos. O RFID pode mudar a maneira como as faturas são pagas acionando um pagamento eletrônico ao expedidor assim que um palete etiquetado dá entrada no armazém do varejista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com