TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica empresarial

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 14

Etapa 1

Passo 1

  • Logística  empresarial

A empresa em que vamos trabalhar é nada mais nada menos do que a Mercedes Benz do Brasil situada em São Bernardo do Campo, B. Pauliceia na Av. Alfred Jurzykowski. 562.

1.1) Visão: nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos  atender as necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos .

1.2) Missão: Nossa missão é ser reconhecida como a maior fabricante e fornecedora mundial de veículos comerciais, automóveis agregados, componentes e serviços, trabalhamos para manter como a fornecedora numero 1 de uma linha completa de veículos comerciais de alta qualidade e de serviços relacionados que executam as expectativas de clientes. Buscamos continuamente aperfeiçoar nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e confiabilidade.

1.3) Quem somos ( almoxarifado)

O produto da empresa em questão, é a produção de caminhões denominados veículos pesados, mas a logística que vamos estudar agora, não é propriamente caminhões e sim o almoxarifado do restaurante,  que diante de outras áreas trás importante papel, e uma relevante contribuição para a empresa, este almoxarifado é importante não mais,  nem menos, do que outras áreas, mas a importância esta na necessidade do seu Cliente (restaurante ) e não só esta área mas a todas as áreas que  normalmente dependem  de alguns mantimentos e serviços, que são atendidos conforme suas necessidades.

Passo 2

2) Cliente

Focaremos  mais na necessidade do restaurante, O qual é o  principal cliente? Consideramos o restaurante como um dos órgãos mais importantes da empresa é nele que todos os trabalhadores fazem sua refeição, para muitos a refeição é um momento sagrado de recarregar suas energias, e não só isso, é um repouso da mente e uma distração, reflexão dos momentos de esforços. Então nesta hora propriamente falando, os comensais se preparam para ter uma refeição a altura de suas necessidades, por tanto o cardápio tem que estar justo, no horário e principalmente saboroso.

2.2) Almoxarifado

Agora entraremos no almoxarifado, no nosso objetivo, como toda área de trabalho é uma área de muita responsabilidade e processos, entradas e saídas de produtos e organização da área. O funcionamento do almoxarifado com o restaurante é através de requisições, e as requisições são feitas através da programação de uso, esta programação é feita para o período de um mês, dentro desta programação de uso, que é feito pelo mestre do restaurante, é repassado para o comprador da área, que faz as pesquisa de mercado e concorrências dos preços  e então, é a vez do almoxarifado que recebe estas informações e passa para a planilha do mês, e dentro desta planilha é que então, deve se fazer o processos de necessidades internas ou seja, o de verificar o estoque, com a necessidade da entrada de produtos. Exemplo, se na planilha temos o queijo fresco, entrada de 100Kg, para uso programado também  esta 100Kg , e no estoque temos 20Kg cancelaremos, 20Kg por causa do tempo de validade.com isso deve-se manter o estoque deste produto de acordo com uso programado por causa da validade curta.

Produto não perecível tem nas prateleiras, a reserva de 10% a mais para não gerar no estoque um desequilíbrio.

Como disse acima, no processo do restaurante com o almoxarifado, é através de requisição, tudo é feito através de código, como existe, duas características de se servir , como por exemplo, self-service e cantina, as duas formas faz com que o almoxarifado receba duas ordens de serviço (requisição cód.3000000 2 e cód.3000000 4)  no qual são separados os produtos  com as suas quantidades respectivas depois de separados os produtos é enviado ao restaurante, e aí começa a fabricação dos alimentos.

Passo 3

Relatório

Logística interna

O presente trabalho desenvolve-se em uma indústria automotiva de veículos pesados, com média de 11mil funcionários diretos e indiretos, o setor estudado do almoxarifado do restaurante, com os serviços diferenciados como eventos de recepções e coffee breaks e o próprio fornecimento direto para o restaurante e estas áreas por serem consideradas improdutivas, por isso é uma área que busca mais a redução de custos, por isso é uma corrida contra o tempo e a todo o momento buscar melhores preços para a sua compra.

O almoxarifado se divide integralmente como cinco funcionários entre as áreas administrativas, estocagem, separação de produtos e recebimento. A administração responsabiliza-se pelo serviço burocrático, como por exemplo, assegurar que as compras estejam no ambiente nos dias corretos, fazer pedidos extras, cancelamentos e dar entradas nas notas fiscais dos produtos que chegam.

O funcionário que abastece as prateleiras é o mesmo que recebe as requisições da cozinha e separa os produtos, e também realiza o fornecimento de leite e agua para os setores ou centro de custos.

Por fim, o recebimento como os dois funcionários, um açougueiro para verificar o estado de validade das carnes, dos peixes e aves que chegam; e o outro funcionário para receber todos os outros produtos comprados.

3.1) Administração de produtos

 No cenário do almoxarifado, encontramos à nossa frente, extremamente competitivo, o mercado globalizado, as praticas dentro de uma organização devem ser as melhores desde o recebimento dos produtos ate a entrega dos mesmos para a área específica.

Para funcionar eficazmente, como a eliminação de perda de produtos, a maximização no aproveitamento, do tempo de movimentação e estocagem e boa armazenagem dos mesmos.

O almoxarifado deve ter o acompanhamento do gestor para adequar o fluxo do produto ao layout físico e outros mecanismos inseridos no contexto dos armazéns. Dentre as atividades utilizadas neste trabalho, a utilização de estratégias que focam na visibilidade dos produtos, execução de contagens cíclicas, reposições, auditorias, monitorias, fluxo e redução dos processos, controla as atividades de cada processo.

A execução de melhorias não cabe somente ao gestor, e sim à internalização desta ideia na equipe, mantendo uma operação limpa e organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com