TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Inclusão no planejamento estratégico

Seminário: Logística Inclusão no planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Nascido em 356 a.C, foi general do exército macedônico aos 13 anos e aos 20 anos com a morte de seu pai passou a assumir o trono. Alexandre foi capaz de superar os exércitos inimigos e expandir seu reinado graças às suas visões logísticas como:

• Inclusão da logística em seu planejamento estratégico;

• Conhecimento detalhado do exército inimigo;

• Incorporação de novas tecnologias e armamentos;

• Manutenção de um simples ponto de controle;

• Desenvolvimento de alianças.

Alexandre foi o primeiro a empregar equipes de engenheiros e contramestres devidamente treinados, além de cavalaria e infantaria. Os engenheiros eram se suma importância para o sucesso de Alexandre pois eram eles que estudavam a vulnerabilidade das cidades que seriam alvo de ataque. Já os contramestres operacionalizavam o melhor sistema logístico daquela época, seguindo a frente dos exércitos com a missão de comprarsuprimentos necessários e montando armazéns no trajeto.

Diariamente o exército de Alexandre consumia em média cerca de 100 toneladas de alimentos e 3000.000 litros de água.

Seu exército era composto por 35.000 homens e consumia cerca de 100 toneladas de alimentos e 300.000 litros de água não podendo carregar mais do que 10 dias de suprimentos, mas mesmo assim suas tropas marchavam em média 32 quilômetros por dia.

Já outros exércitos dependiam do carro boi para o transporte de alimentos fazendo com que suas tropas se deslocassem somente 16 ou 17 quilômetros por dia, pois um carro boi só conseguia de deslocar 3,5 quilômetros por hora e durante 5 horas , trazendo um esgotamento físico para os animais. O exército de Alexandre o Grande percorreu 6.400 km, na marcha do Egito à Pérsia e Índia, a marcha mais longa da história.

Alexandre inovou nos armamentos, fazendo com que seus engenheiros desenvolvessem um novo tipo de lança chamada sarissa, que tinha 6 metros de comprimento, largamente utilizada pela infantaria, e com esse armamento derrotou um exército combinado de persas e gregos de 40.000 homens perdendo apenas 110 soldados.

Devido a esse sucesso, a grande maioria das cidades se rendeu ao exército macedônico sem a necessidade do derramamento de sangue.

Assim, Alexandre o Grande criou o mais móvel e mais rápido exército da época. Sua morte em 323 a.C., foi aos 33 anos, seu império durou apenas 13 anos.

Embora tenha sidoevidente o uso da logística anteriormente só a partir do século 17 ela passa a ser utilizada dentro dos princípios militares como são conhecidos na atualidade e podemos destacar sua evolução pelos seguintes fatos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com