TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística e canais de distribuições

Por:   •  13/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

                 UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA


















            O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ÁREAS             ORGANIZACIONAIS E OPERACIONAIS
                    (Logísticas e canais de distribuição)











                       








                                    Rio de Janeiro
                                         2022

Sabemos que cada vez mais a tecnologia está avançando e fazendo parte do nosso dia a dia, e que principalmente as empresas estão aderindo e evoluindo junto a tecnologia.

Dentro os vários tipos de sistemas, softwares que temos, o EDI é um dos modos mais utilizados é um modo de padronização de comunicação que facilita a vida operacional de várias empresas.
O principal objetivo do EDI pelas empresas é no processo de cobrança dos clientes.
Além disso o EDI pode trazer alguns benefícios para a sua empresa como:
Automação de processos, evitando digitação de dados, integração do seu sistema ERP e do fornecedor, melhoria da comunicação entre os clientes, visualização de dados dispostos por meio de relatórios, planejamento de entrega de produtos, através de programação integradas e otimização na cobrança dos clientes.


Agora vamos falar um pouco sobre o impacto da tecnologia nas áreas organizacionais e operacionais.

Qual o impacto da tecnologia da informação nos fatores organizacionais?
A tecnologia da informação seja na gestão financeira, de estoques ou de pessoas ,a tecnologia tem o objetivo de acelerar a comunicação interna da sua empresa ou seja ela reduz o ruído organizacional evitando desgastes tanto com os clientes tanto com a equipe.

As ferramentas, os sistemas a mudança tecnologia em si dentro das empresas tem como objetivo permitir que você controle em tempo real  todas atividades, todos os aspectos que acontecem dentro da sua empresa em tempo real.

O impacto da tecnologia nas empresas permite realizar alguns alcances como :

- reduzir os custos das empresas : as mudanças tecnológicas nas empresas permitem acompanhar o retorno de investimentos, seja ele financeiro, em marketing, contratações e outros.
Por isso que muitas empresas optam por utilizar a computação em nuvem , ela faz com que a empresa reduza os  custos com impressão e manutenção de hardware in company.

- agilidade no contato com os clientes, como por exemplo: além dos e-mails e telefones, hoje temos o WhatsaApp Business, que acaba trazendo mais proximidade do cliente e facilidade de comunicação.

Conseguimos destacar também algumas áreas que mais se beneficiam com o impacto da tecnologia dentro das empresas que são:
-estratégia de marketing , exemplo: com o avanço da tecnologia muitas empresas consegue usar as redes socias como uma vitrine virtual para a sua empresa

- relacionamento com o cliente: exemplo: as redes socias também facilitaram muito a comunicação com os clientes, como o chatbot também veio para ajudar bastante.
Esses só são alguns pontos onde a tecnologia da informação pode impactar nos fatores organizacionais, temos vários outros como; maior produtividade, melhor comunicação, proteção de dados entre outros.

Qual o impacto da tecnologia da informação nos fatores operacionais?

Dentro de uma empresa sabemos que temos que ter muito planejamento e controle durante os processos, para que eles sejam executados da melhor maneira possível.
Por isso a tecnologia é muito importante na área operacional.
Ela pode nos permitir ganhos nas áreas de produtividades, gestão e até economia financeira.

Vamos falar alguns fatores onde o impacto da tecnologia da informação dentro do meio operacional

- Centro de distribuições:
A tecnologia da Informação no operacional permite que os gestores consigam um replanejo de processos ligados ao seu planejamento, a demanda e a distribuição.
Ou seja ele tem o objetivo  mais eficaz de entregar mais desempenho, mais resultados para a empresa.
Exemplo: O Warehouse Management Sytem (WMS), ou sistema de gerenciamento de armazém, é uma tecnologia muito importante para os centos de distribuições, ela registra as movimentações corridas dentro do armazém.

-Roteirização de entrega
É uma tecnologia que ajuda o controle e otimização dos transportes é o roteirizador.
Ele tem o objetivo de fazer um planejamento diária, semanal ou mensal seja qual for a sua prioridade da operação de transporte.

- Gestão de estoque
É um dos principais pontos da área da operação, a tecnologia da informação ajudou bastante quando se fala de gestão de estoque, ela simplificou um trabalho que é bem complexo e detalhado.
Uma das ferramentas usadas nesse processo, no gerenciamento é o Radio Frequency Identification (RFDI), é um sistema que utiliza frequência de rádio para obter e guardar dados com um número próprio de registro de cada informação armazenada.
Ele possibilita manter produtos e objetos sob controle facilmente, pois simplifica o rastreamento de mercadorias com precisão.

- Gerenciamento de risco
Tem o objetivo de reduzir os riscos da operação , além de proverem informações estratégicas para a empresa.
Podemos dar como exemplo o Big Data que tem a capacidade de fazer previsões mais precisas , enquanto o EPR pode processar e entregar indicadores que auxiliem os gestores a tomarem suas decisões com maior embasamento.

Esses são só alguns fatores de como a tecnologia da informação pode impactar na área operacional, temos outras também como controle de carga e transporte, gestão da cadeia de logística e seleção de fornecedores e negociação de contratos.

Com isso, conseguimos concluir que tanto os fatores operacionais e organizacionais estão evoluindo e sendo impactados com a tecnologia da informação.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (151.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com