TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludoteca Escolar

Exames: Ludoteca Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1: Relato final – Relatório Supervisionado na Ed. Infantil

O estágio supervisionado me deu a oportunidade de estar, claramente, frente à sala de aula. Percebendo as dificuldades encontradas ao longo da jornada educacional que si submete ao professor e ao aluno como será a prática em uma sala de aula na Educação Infantil, principalmente porque as crianças exigem muita atenção e devemos estar atentos para que não haja conflitos. Além disso, ficou nítido, que a grande maioria não tinha o acompanhamento dos pais, não acham estímulos para estudar. Onde muitos acham que a Educação Infantil serve apenas para brincar.

Na atuação em sala de aula, refleti a prática pedagógica que utilizaria e compreendi que por traz de qualquer ação, sempre tem um conjunto de idéias, que norteará todo o trabalho do educador. Sendo flexível na hora exata, pois há certo embate entre a teoria e a prática. Presenciei momentos em que planejava minhas aulas achando que estava excelente, mas na hora de colocar em prática aquele planejamento que acreditava estar adequado, não estava. A prática docente tem-se a oportunidade de análise, reflexão e percepção de onde devemos melhorar, pois o meu maior objetivo é ver os bons frutos do trabalho desenvolvido, que as crianças carregarão consigo por toda a sua jornada escolar, sendo a Educação Infantil a base de aprendizagem da criança.

A Educação Infantil é o ponto de partida, onde as crianças se envolvam na construção de uma sociedade mais justa e digna para todos, torna-se a primeira etapa escolar da vida humana, onde o trabalho desenvolvido deve ser feito com responsabilidade, conhecimento e dedicação, estimulando o entusiasmo e a imaginação, passando para a criança uma educação de qualidade que transmita segurança, como um pilar de apoio para uma estrutura de formação contínua humana.

ETAPA 2: Relato final – Relatório Supervisionado no Ensino Fundamental I

Observamos que o período de estágio foi bastante positivo os resultados alcançados com esta experiência, principalmente no que diz respeito a motivação dos discentes, o interesse pela aula, que foram bastante produtivas, despertando nos educandos o interesse pela aprendizagem e a vontade de aprender cada vez mais.

Na promoção dessas condições e situações, um dos fatores mais decisivos é o educador. Suas maneiras, empenhos e desempenhos promovem um impacto significativo no aluno, pois elas influenciam na imagem que este forma acerca da escola, do processo educativo em geral, da sua própria imagem, e é claro dos aspectos particulares de sua aprendizagem.

Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, está vivência na escola mostrou-me a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades, de estar refletindo, constantemente sobre nossas práticas em sala de aula e buscar novos conhecimentos para que exista a real inovação no dia-a-dia em sala de aula, pois a cada dia é um momento diferente, acontecimento que envolvia os alunos e que chame a atenção para as aulas dinâmicas com atividades diferenciadas a cada dia.

A experiência que vivenciamos durante o estágio foi fundamental para ver que o conhecimento é indispensável na vida acadêmica. Sugerimos a equipe escolar que promova mais eventos na escola, que envolva a equipe escola, família e alunos despertando assim a interação entre ambas as partes, para que haja uma relação maior de confiança e apoio.

ETAPA 3: Relato final – Relatório Supervisionado em Gestão escolar

A realização do estágio de gestão escolar é uma chance única e indispensável, para o futuro pedagogo. Nada melhor do que vivenciar o cotidiano de quem administra uma instituição de ensino para saber o que realmente acontece, e como são tomadas as decisões, dentro dela. Podemos considerar que essa experiência representou um momento de reflexão da prática gestora, pois estabelecemos contato direto com muitas teorias e ideias sobre a gestão escolar e pudemos vivenciá-las, como acontece em processo de funcionamento da unidade escolar.

Conhecer o trabalho do gestor escolar foi muito importante para a nossa aprendizagem, pois até então tinham a idéia do pedagogo apenas como diretor ou coordenador, aquele que toma as decisões e as faz cumprir. Percebemos que o trabalho desse profissional vai além de uma sala fechada, da burocracia com relação a documentação e da organização da escola. Gerir uma instituição escolar não é apenas organizar papéis, distribuir funções e apresentar resultados, mas sim se preocupar coma formação integral dos alunos, os quais a sociedade confia nas mãos dos educadores.

Considero a educação de qualidade uma busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne realidades são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuindo para um processo administrativo de qualidade. Mediante Chiavenato (1997, p.101): Não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões. Desta forma devemos identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador pedagógico.

A gestão democrática vem com o propósito de substituir o paradigma autoritário pelo democrático, vêm dar oportunidade aos indivíduos, que estão envolvidos, mostrarem seu potencial, seus talentos e sua criatividade, na solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com