TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luiza Trajano – Uma trajetória de sucesso

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O objetivo dessa atividade é apresentar o perfil de um empreendedor que obteve sucesso no mercado atual, bem como apresentar as principais características que o acompanharam em sua trajetória para que alcançasse o seu sonho provocando mudanças econômicas no país.

Empreendedor selecionado

Para essa atividade, após uma pesquisa na internet, decidi eleger a respeitada empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, com grande destaque por comandar de perto uma rede de lojas de varejo bastante conhecida, o Magazine Luiza. Sua história começou aos 12 anos, quando abriu mão das férias escolares para trabalhar como balconista na loja móveis e eletrodomésticos da sua tia, chamada “A Cristaleira”. Formada em Direito pela faculdade municipal de Franca, cidade onde nasceu, Luiza é hoje uma das três mulheres mais poderosas do Brasil segundo lista da revista Forbes.

Diferencial de sucesso desse empreendedor

Durante minha pesquisa, encontrei alguns dados que identifiquei como cruciais para o sucesso da empresária.

Primeiramente, a ousadia da empresária em explorar o mercado eletrônico numa época em que o acesso à internet não era tão difundido no Brasil. A loja virtual Magazine Luiza, lançada em 1991 foi uma das primeiras no Brasil. Ainda mais recentemente, a empresária continuou ousando ao lançar simultaneamente 44 lojas na Grande São Paulo, em 2008. Na verdade a empresária, não se deu pro satisfeita só com o mercado paulista e a loja virtual, pois atualmente o Magazine Luiza tem mais de 740 lojas espalhadas por mais de 15 estados no país.

Outra característica da empresária que é um diferencial de sucesso é a valorização do ser humano dentro da organização. De acordo com a entrevista feita pelo site Terra no blog do empreendedor com a empresária, “o Magazine Luiza sempre busca dar suporte para a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, capacitação técnica e meios para evolução pessoal para que todos tenham uma visão de mundo mais ampliada.” Isso posicionou a empresa por 16 anos consecutivos na lista das melhores empresas para se trabalhar de acordo com o instituto Great Place to Work.

Principal sonho e visão de futuro

O Magazine Luiza nasceu do sonho dos tios da empresária, Luiza e Pelegrino, de ter uma loja reconhecida pela excelente qualidade dos produtos, cordialidade no atendimento e honestidade.

De acordo com o site da loja virtual Magazine Luiza, eles definem sua visão de futuro da seguinte maneira: “Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.”

A visão de sua empresa é refletida pela personalidade da empresária durante sua apresentação no Day1 do site Endeavor, onde é facilmente observado sua característica empreendedor desde muito nova que foi cultivada em conjunto com sua mãe e sua tia desde a década de 50.

Traços de força ou traços positivos de sua personalidade

Ainda em sua apresentação Day1 no site Endeavor, podemos observar uma pessoa de personalidade forte, positiva e confiante. Apesar dessas características tambem podemos ver uma pessoa simples, humilde, que tem a capacidade de ouvir a todos, tanto os funcionarios de base da empresa, como literalmente participar de uma iniciativa de SAC onde o consumidor pode ter acesso direto à ela.

Sua proximidade com os colaboradores, bem como sua característica de delegação e estímulo à inovação, incentiva e contagia de maneira direta e positiva os seus empregados gerando um ambiente que favorece os resultados.

Sua simplicidade e seu jeito de falar do interior, algumas vezes ainda com um português ‘popular’, acaba sendo algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com