TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relevância dos seis processos de Gestão de Pessoas para o sucesso da Magazine Luiza

Por:   •  19/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 1

A relevância dos seis processos de Gestão de Pessoas para o sucesso da Magazine Luiza Agregar e aplicar pessoas

As bases para o sucesso desta política de recursos humanos iniciam-se na maneira de executar o recrutamento. Externamente, a empresa tem buscado humanizar o processo seletivo por meio de um sistema criptográfico para evitar o desconforto das filas e garantir aos candidatos que todos serão atendidos. O processo de seleção da nova loja começa com a apresentação da empresa ao público. Assim, os candidatos podem conhecer a história do Magazine Luiza, as previsões econômicas, a cultura, as políticas de remuneração, os benefícios e as diversas etapas do processo de seleção e treinamento. Executado pelo gerente da loja responsável pelo recrutamento. O processo seletivo ocorre em cinco etapas, sendo elas: preenchimento de formulário, teste, entrevista, dinâmica e entrevista por competências. Uma marca da organização é o recrutamento interno, com aproximadamente 80% das vagas existentes na organização principalmente abertas ao público. Em caso de não preenchimento, as mesmas são abertas para o público externo.

Manter e monitorar pessoas

Após a contratação de novos funcionários, inicia-se a política de socialização implementada pela organização. Na primeira fase, foi implantado um sistema de treinamento que foi transformado por um grupo de funcionários mais velhos. Eles dão as boas-vindas à nova equipe, com suporte técnico necessário e carregam parte da história e da cultura da empresa. Essa fase costuma durar duas semanas. A Fase 2, realizada na área original de cada equipe, com treinamento operacional e de produto dentro de cada loja. Em mais 15 (quinze) dias, haverá treinamento prático de atendimento para vivenciar a real situação com o cliente. Essa política de treinamento foi implementada não apenas para alinhar os novos colaboradores às políticas e cultura da organização, mas principalmente durante este período de quinze dias na cidade de Franca, para integrar e acolher os novos integrantes do Magazine Luiza. Para manter a equipe motivada e ciente dos novos desafios a serem superados, os gerentes trocam de loja a cada dois anos, em média.  

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Essa vertente da gestão de recursos humanos busca aproximar todos os colaboradores, buscando adotar uma linguagem comum na organização. Para proceder de forma planejada e racional, o Centro Luiza de Educação e Desenvolvimento foi criado com a tarefa principal de criar um processo interno de educação continuada e permanente que busque formar pessoas técnica e emocionalmente para o desenvolvimento igualitário entre indivíduos e organizações. No centro, os funcionários da empresa, independentemente de sua função, podem participar de qualquer um dos cursos oferecidos e participar de diversos programas de desenvolvimento gerencial e treinamento profissional e técnico. São realizadas várias reuniões no intuito de divulgar a filosofia e a cultura da organização. Realização de treinamentos, onde se destacam: (1) Programa Trainee Gerente de Loja (criado para preparar os gerentes de departamento para carreira na empresa); (2) Programa Trainee (com o objetivo de estimular a vitalidade de diversas áreas da empresa, contratando jovens talentos).

 

 

Recompensar pessoas 

A política de remuneração do Magazine Luiza reflete sua cultura corporativa. Sem ideias paternalistas ou protecionistas, sempre em busca de resultados e crescimento. Portanto, a política de folha de pagamento é variável em função das vendas e cobranças mensais. Enquanto os resultados individuais são considerados pagando salários mais altos para aqueles com melhor desempenho e produtividade, esforços são feitos para incentivar o trabalho em equipe, vinculando alguns dos benefícios individuais aos resultados que a loja está tentando alcançar. A abordagem utilizada vincula parte do salário ao alcance das metas globais da unidade, isso evita a competição interna e estimula o trabalho em equipe. Quando o assunto é benefícios, a organização se destaca na criação de novas formas de motivação para seus colaboradores. Os pacotes de benefícios incluem: convênio com LuizaCred (para conceder empréstimos a funcionários com taxas abaixo do mercado), seguro saúde para funcionários e seus dependentes ( 50% subsidiado pela empresa) cheque-mãe (pagamento mensal por mãe para complementar a educação e o cuidado de seus filhos menores de 10 anos).

Os componentes/quadrantes envolvidos do modelo de múltiplos papéis

Na Magazine Luiza é possível destacar o quadrante de administração Estratégica, pois a elaboração da estratégia na organização é equacionada de uma forma dinâmica ao envolver e comprometer todos que a integram na elaboração dos objetivos a serem definidos. O programa é dividido em três fases, que acontecem no final de um ano e no início do ano seguinte: I) Na fase de preparação, o processo de participação de todos os colaboradores começa com duas pesquisas (uma para cada loja, outra por indivíduo) para verificar o clima organizacional. Por meio deles, busca-se ter os dados que avaliam o desempenho da empresa em relação ao ano anterior. Isso estabelece as metas que a empresa deve seguir para capitalizar as oportunidades e eliminar os riscos. II) A segunda fase chama-se implementação e inclui um período de divulgação e alinhamento das estratégias a todos os empregados. Nessa fase, de março a abril, acontecem dois eventos: o Workshop de Posicionamento Estratégico e o Encontrão. Buscando a participação de todos os colaboradores das lojas, armazéns, terceirizados e centrais para alinhá-los às metas estabelecidas. III) Na etapa final, acompanhar a execução de tudo o que está previsto no plano. Essa é a hora de atingir as metas e objetivos estratégicos delineados por meio de reuniões e treinamentos regulares.

Pontos fortes e Desafios da Gestão de Pessoas na Magazine Luiza

Como ponto forte a Magazine Luiza possui o desenvolvimento de uma estratégia equacionada de uma forma dinâmica ao envolver e comprometer todos que a integram na elaboração dos objetivos a serem definidos. O planejamento estratégico, desenvolvido por meio de uma série de etapas, é executado no sentido de que todos tenham um ponto de vista comum e, por meio da consistência interna na definição dos objetivos organizacionais, busca-se dedicar a organização às diferenças dos clientes.

O desafio da Magazine Luiza é construir uma organização que se mostre eficiente, competitiva e consciente da necessidade de ser rápida e eficaz nas mudanças em seu ambiente operacional, buscando continuamente a excelência dos processos e ganhos de produtividade. As mudanças nas condições ambientais muitas vezes exigem que a atualização de suas bases de recursos e capacidades, e as mudanças nessas condições ambientais também alteram os recursos necessários para garantir a sobrevivência da empresa e o desempenho competitivo; porque, à medida que as pessoas se movem para ambientes mais voláteis e mudanças drásticas, o processo é enfrentado com questões mais complexas e desafiadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com